Gestão de resíduos Orgânicos no CCHLA-UFRN

0
2237

Por Pedro Henrique Maranhão

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do projeto Gestão de resíduos orgânicos: compostagem e horta no CCHLA, vai implantar um sistema de coleta, armazenamento, tratamento e produção de composto no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) sob a coordenação da professora Doutora Winifred Knox, do Departamento de Políticas Públicas da instituição.

Com o propósito de promover práticas sustentáveis a respeito do destino dos resíduos orgânicos e estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e o uso dos recursos em instituições públicas, o projeto fará a gestão dos resíduos desde a coleta até o seu destino final.

Após a coleta, os resíduos irão para uma estação de compostagem, onde, através do manejo agroecológico, serão transformados em adubos sólido e líquido. O composto será utilizado no espaço reservado para a criação da horta agroecológica, espiral de ervas e jardim de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) no CCHLA.

O espaço funcionará como um laboratório externo, onde serão realizadas oficinas, mini-cursos, mutirões e discussões sobre agroecologia e sustentabilidade na gestão pública. A iniciativa promoverá uma economia no uso dos recursos através da experiências de agricultura urbana e do uso sustentável do espaço público, com baixo custo de manutenção.