Imagem: Divulgação

Por: Ana Beatriz Medeiros

A partir desta segunda-feira, 22, acontece o “II seminário condições do audiovisual no nordeste: Materialidade produtiva e matéria poética”. O evento, que se estenderá até o dia 25, é organizado pelo Grupo de Pesquisa Gemini, o Departamento de Comunicação (DECOM) e a Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto contará com quatro aulas e conversas que produzirão um maior compartilhamento de informações acerca do propósito das condições do audiovisual no Nordeste, em núcleos como políticas públicas, formação profissional, festivais e disponibilidades técnica e mercadológica. “A gente percebe uma proliferação de festivais e de outras empresas de cunho de divulgação do audiovisual, mas pouco pensamento em grupo acerca do assunto, grupos que reúnam, para publicamente gerar conhecimento” discorre o professor Sebastião Albano, coordenador do evento.

Dentre os tópicos discutidos estão: “Os murmúrios em torno dos 60-20 de cabra marcado para morrer”; “As transformações tecnológicas e sua incidência na curadoria, produção, distribuição, e exibição das peças audiovisuais do e no Nordeste”; entre outros. Para comandar esses debates, nomes como o editor de som Jorge Saldanha, os cineastas Joaquim Haickel, Carlos Segundo e Valderi Duarte e o curador Guilherme Farkas, farão parte do grupo de especialistas presentes.

A importância dessas temáticas serem debatidas, dentro e fora da comunidade acadêmica, é destacada pelo professor Sebastião, que fará parte do grupo de comentaristas nos seminários: “Se cria uma comunidade de pensamento acerca do audiovisual. Você como fanático, cinéfilo, não necessariamente conhece um cineasta, você conhece o filme dele, não necessariamente conhece um editor de som, um iluminador e durante o seminário a gente tenta abarcar todos esse meios e alinhar todos eles nas diferentes mesas”.

O encontro acontecerá de forma totalmente remota, com transmissão no Canal do Decom no Youtube: youtube.com/@DecomUFRN. A abertura ocorreu às 19h do dia 22 e as mesas, dos dias 23 a 25, começam às 17h.