Oficina 5 "Comunicação e migrações: o papel da mídia na promoção de direitos humanos", por Laura Santos. Foto: Everton Félix

Por Lucas Targino e Mariana Gonçalves

A programação do Intercom Nordeste teve continuidade na manhã desta quinta-feira (09) com sessões de apresentações de trabalhos “Jornada de Extensão”,  “Fórum Ensicom” e “Mostra de Oportunidades”. As apresentações ocorreram nos auditórios do Departamento de Comunicação (Decom), Comunica e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). 

A “Jornada de Extensão” contou com apresentações de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos por professores e estudantes junto às comunidades. As ações foram relatadas em três sessões distintas e abordaram a comunicação em atividades laboratoriais, experimentais e de divulgação científica, assim como o seu uso e impacto em contextos de minorias sociais. 

‘Jornada de Extensão’. Foto: Everton Félix

A sessão “A transformação social impulsionada pela Comunicação” ocorreu no auditório 1 do Decom e teve como foco trabalhos realizados com o objetivo de usar a comunicação para trazer luz a indivíduos em desvantagem social. O projeto “Consultoria e Assessoria de Comunicação para mulheres empreendedoras” de Patrícia Morais, Stela Medeiros, Sarah Tassi e Melissa Santos, da UFPB, apresenta a dirigentes de pequenas empresas planos, modelos e estratégias a fim de diminuir os desafios enfrentados pelas mulheres na administração e divulgação de suas empresas. De acordo com Stela Medeiros, bolsista do projeto, houve um aprendizado mútuo entre as realizadoras do trabalho, graças à prática, e as pessoas beneficiadas, pois viam o sonho delas se tornando realidade com ajuda da ação.

A apresentação “A comunicação antirracista, a liberdade de expressão e a defesa dos direitos humanos pelo Observatório de Mídia da UFPE” de Jadeanny Arruda, Ana Maria Veloso e Ana Paula Costa, da UFPE, trata sobre o Observatório de Mídia da UFPE como resposta ao domínio do mercado sobre a comunicação, e em conjunto com mídias independentes trabalham na responsabilização de veículos da mídia com o objetivo de enfrentar o racismo, a desigualdade de gênero e a desvalorização dos direitos humanos dentro da mídia tradicional. No mesmo âmbito, a apresentação “Projeto Luz Negra: seis anos de atuação”, apresentado por Rostand de Albuquerque, mostrou a execução de oficinas de fotografia para estudantes da rede pública, pautadas em temas relacionados à cultura afro-brasileira, a fim de promover a autoestima de crianças e adolescentes e ensinar sobre a comunicação. 

Sessão “A transformação social impulsionada pela Comunicação”. Foto: Vinicius Siqueira

Já o Fórum Ensicom marca o retorno de um importante espaço de discussões, que estava ausente dos congressos regionais da Intercom há algumas edições. Durante a ocasião, foram realizadas duas mesas com apresentações que abordaram várias facetas do ensino de comunicação nas universidades.

De acordo com Gênio Nascimento, professor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e Coordenador do Fórum Ensicom, o objetivo do encontro é “entender um pouco do ensino de comunicação tanto no norte do país quanto no sul, quais regiões têm quais deficiências e tudo que a gente pode melhorar e elaborar um documento […] que possa servir de base para discussões dentro das escolas de comunicação”.

A primeira mesa, intitulada “Ensino de Comunicação: Estágio Curricular e Podcast”, trouxe três apresentações sobre o tema. Moisés dos Santos Viana, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), expôs o trabalho “Crítica à lógica-normativa no ensino de Estágio Curricular Supervisionado em Comunicação”, que descreve a experiência do autor na docência da disciplina. 

Mesa sobre Estágio Curricular e Podcast. Foto: Lucas Targino

A seguir, Carmem Regina de Oliveira, professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizou apresentação “Estágio Curricular Supervisionado: a experiência do Curso de Jornalismo da Uesb”, que discorreu sobre as dificuldades, particularidades e êxitos do componente curricular supracitado. 

Por fim, o professor Rodrigo Miranda e a estudante Rayanne Elisã, ambos do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), expuseram o trabalho “Teóricas: Um podcast para entender as raízes da comunicação”. A produção tem como objetivo compreender as dificuldades dos estudantes do curso de Comunicação Social do CAA no que envolve o aprendizado de teorias da comunicação, bem como apresentar esses temas de forma atrativa, com o uso de linguagem e formatos familiares aos ouvintes. 

A segunda mesa, denominada “Ensino de Comunicação: Criatividade e Direitos Humanos”, trouxe duas apresentações. Glória Rabay, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mayara Gomes, estudante da UFPB, expuseram o trabalho “Uma experiência em educação para os Direitos Humanos no ensino de Jornalismo”, que relatou a atuação de estudantes na criação e impulsão de perfis em redes de grupos de movimentos sociais. Em seguida, o professor Luiz Fernando Dal Pian e colaboradores, da UFRN, trouxeram o trabalho “Interseções entre o Caos e a Ordem: Iniciativas em prol da criatividade no ensino de Criação Publicitária”.

Mesa sobre Criatividade e Direitos Humanos. Foto: Lucas Targino

Além das sessões de apresentações, ocorreram diversas oficinas e workshops, bem como a “Mostra de Oportunidades”, que abriu espaço para empresas de comunicação exibirem seus trabalhos e serviços, aproximando os estudantes do mercado de trabalho.

Oficina 5 “Comunicação e migrações: o papel da mídia na promoção de direitos humanos”, por Laura Santos. Foto: Everton Félix