Por Ana Beatriz e Lucas Targino

Na próxima quinta-feira, 5, o projeto de extensão “Audiovisual e limites da democracia: as experiências do Chile e do Brasil” promove encontro entre pesquisadores e profissionais da área. Em formato de conversa, o coordenador do evento, Prof. Dr. Sebastião Guilherme Albano (UFRN) e o jornalista Mexicano Omar Núñez (Universidad Nacional Autônoma de México, UNAM) entrevistam o jornalista Chileno Maurício Weibel (Universidad de la Frontera y CiperChile). 

Com foco nas práticas da entrevista e dos testemunhos em comunidades audiovisuais, o encontro tem como um de seus objetivos identificar coincidências entre as atividades audiovisuais realizadas entre Brasil e Chile durante os períodos de exceção democrática. 

“(O projeto) surgiu da inquietação acerca dos modos em que se fazem entrevistas hoje em dia e como entrevistas e testemunhos podem convergir em algum momento. Podem, assim, ser duas manifestações para um mesmo sujeito exprimir algum evento traumático ou ocorrência factual”, explica o Prof. Sebastião sobre perspectiva do evento e como ela tomou forma.

Prof. Sebastião esclarece os temas abordados no evento. Foto: Arquivo pessoal

Um dos temas debatidos, inclusive, será um paralelo entre o escândalo da lava-jato e o esquema de corrupção descoberto e denunciado por Weibel durante a ditadura do Chile. A mesma responsável pelo desaparecimento/assassinato de seu pai.

O projeto é uma ação do DECOM (Departamento de Comunicação) em conjunto com o PPGEM (Programa de pós-graduação em estudos da mídia), o grupo de estudos de mídia GEMINI, e o CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais).

O encontro acontecerá via Google Meet, às 14h e será transmitido pelo Youtube no seguinte endereço: youtube.com/DecomUFRN.