Por Rute Souza

A Xanana Mini Ball, um evento preparado pela Casixtranha juntamente da Casa de Acúenda, é acontecimento coberto de brilho, cor e glamour com celebração da diversidade de corpos potiguares. As integrantes da Casixtranha, Aisha e Yorran, comandaram o show ao som das DJ’s Janvita, Jennify e Dandarona em Natal no sábado passado (09).

A ballroom é uma expressão artística e política LGBTQIAP+ que surgiu na periferia de Nova York nos anos 60. Envolve competição de dança, performances, moda e música, além de possibilitar um ambiente seguro para os participantes. No Brasil, a primeira ball foi realizada em 2015 pela Vogue Fever em Belo Horizonte e a partir daí espalhada para todo o país. Em Natal, no ano de 2018, começou um movimento de batalhas de vogue realizadas no coliseu da UFRN realizado pelo coletivo de produção cultural Ninho de Gabiru. E em janeiro de 2023, nomes como Yorran, Aisha, Jota, e Tato, foram responsáveis pela propagação da cultura ballroom na região.

Foto: Rute Souza

Esse ano o planejamento começou cedo. Ainda em abril, a organização movimentou recursos em parceria com a Fundação José Augusto, para entregar um evento gratuito e de qualidade, com o objetivo de dar um impacto positivo no primeiro contato da população potiguar com essa manifestação. E essa cultura vai muito além da competição, ela dá visibilidade às pessoas que não estão no padrão da sociedade e corpos que não tem local para serem celebrados. A organizadora Yorran, vê na ação a importância social de   “transformar a cultura Ballroom em uma forma de financiamento para as pessoas que não têm espaço no mercado de trabalho”.

O evento foi dividido em categorias com premiação de R$50 cada, mas o verdadeiro prêmio foi exibir a diversidade que existe na capital potiguar. “Trans, travestis, pretas, gordas, transmasc, vamos respeitar as pessoas que estão aqui” disse a jurada Vitória um Milhão, Mother da Casa de Acúenda.

Foto: Rute Souza

Além da presença massiva da comunidade natalense, uma figura que chamou muita atenção foi Vini, paraibano da Casa da Baixa Costura. Elu faz parte da Ballroom há 4 anos, mas foi a primeira vez que esteve em Natal para esse propósito e já saiu com o título de Best Vogue Apt. Vini elogiou a receptividade e disse que “Tecnicamente a Ball foi muito correta, o espaço, a disposição das pessoas, a questão da iluminação tava impecável. Foi emocionante encontrar a Shock principalmente. Na Ballroom, somos as principais pessoas que representam nossa categoria que é a Vogue New Way. Achei tudo impecável e espero muita prosperidade na cena de Natal.”

A Ballroom é marcada pela musicalidade, e nesse segmento, além das DJ’s, o destaque da noite foi a Yorran, que além de organizadora, participou também, pela primeira vez, como Chanter, comentando e apresentando todas as categorias. “Foi uma experiência muito importante pra mim como artista. E vamos tentar fazer balls mensalmente para não deixar a cultura morrer e para que cada vez mais as pessoas tenham acesso a ela”, comenta em tom de satisfação.