A comunidade Ballroom potiguar promove a Baby Miniball, que acontece no próximo sábado (02), às 18h30, no Clube Frisson, localizado na Rua Chile, 79, na Ribeira. O evento terá quatro categorias competitivas com premiação: Runway Beginners, NB Realness (exclusiva para pessoas não-binárias), Bizarre e Baby Vogue. A entrada é gratuita e a realização conta com o apoio da Bala Prod. e do Clube Frisson.

Já foram realizadas três Balls no estado com grande adesão do público, promovendo também intercâmbio com as cenas de estados próximos como Paraíba | Foto: Felipe Santelli

A cultura Ballroom, oriunda das comunidades negras e latinas de Nova York na década de 1980, é uma expressão artística LGBTQIAP+ que alcançou reconhecimento global. Destacando a autenticidade, diversidade e moda, esse movimento oferece um espaço seguro para a manifestação de identidades. No Rio Grande do Norte, a comunidade Ballroom é relativamente nova, as lideranças como a Casixtranha e a Casa de Acúenda têm dinamizado a cena por meio de treinos e oficinas, além de terem organizado a primeira Ball do estado, que aconteceu no último ano.

Nas Balls as pessoas que caminham competem desde o voguing, uma forma altamenteestilizada de dança inspirada em poses de capa de revista, até desfiles de moda e desafios estéticos. Cada categoria proporciona aos competidores a oportunidade de exibirem sua singularidade e talento de diversas maneiras.

A Baby Miniball é o primeiro evento organizado pelas 007’s da cena | Arte/Divulgação

As “casas” desempenham um papel crucial na cultura Ballroom, servindo como pilares essenciais dessa comunidade. Além de grupos, são consideradas famílias escolhidas, oferecendo apoio, mentoria e um sentido de pertencimento aos membros. Cada casa possui sua própria hierarquia e história, geralmente liderada por mães ou pais que orientam os participantes em competições de voguing e desfiles. Esses espaços proporcionam um ambiente seguro e acolhedor para pessoas de todas as orientações de gênero, sexualidade e etnias expressarem sua autenticidade. Nas Balls, há também aqueles que não estão associados a nenhuma casa, mas desejam competir. São conhecidos como free agents. Costumam adotar o termo “007” em vez do sobrenome de uma casa, ao  se identificarem.

Para Ace 007, organizadora da Baby Ball: “Nossa cena é muito nova, obviamente nem todas as pessoas que querem fazer parte dos bailes possuem uma casa, dessa forma a ideia dessa Ball, desde a temática, é fomentar que novos rostos comecem a caminhar  e a conhecer o que é a Ballroom do estado. Nossa Ball é toda organizada por 007’s e temos grandes expectativas para o dia do evento”, relata. 

As lideranças da Ballroom RN tem oferecido oficinas e treinos gratuitos e semanais para fomento da cena | Foto: Felipe Santelli

A Baby Miniball é o primeiro evento organizado pelos 007’s da Grande Natal.  O código de vestimenta sugerido para quem for caminhar são cores pastel, preto e branco.  Os prêmios para cada categoria variam de R$40,00 a R$60,00 com o apoio do DCE José Silton Pinheiro e da União Estadual dos Estudantes (UEE), além de outras parcerias que valem um ensaio fotográfico e um kit. 

A realização de eventos como a Baby Ball não apenas promove a arte e a cultura Ballroom, mas também busca o reconhecimento e a criação de espaços seguros para corpos queer e as expressões de talento dentro da comunidade.  Através dessas iniciativas, a comunidade Ballroom do Rio Grande do Norte almeja um futuro próspero e potente. Para mais informações, acesse o Instagram do Ballroom RN (@Ballroomrn).