Lançamento ocorre no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte Foto: Lucas Targino/FOTEC

Por Lucas Targino

Na próxima quinta-feira, 31, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte promove o lançamento do livro A Professora da Aldeia: uma biografia de Sinhazinha Wanderley, publicado pela Editora Z. O evento contará com presença do autor, Pedro Octavio de Oliveira, e terá início às 17h. Esta é a segunda obra do autor, que publicou Bodas de Álamo: 90 anos sob a luz das vitórias em 2017. 

Sinhazinha Wanderley destacou-se como poetisa e educadora. Foto: Lucas Targino/FOTEC

O livro conta a história de Sinhazinha Wanderley, poeta e professora responsável por trazer práticas modernas de ensino para o município de Assú durante a primeira metade do século XX. Segundo o autor, Sinhazinha “foi a professora pioneira na implantação das técnicas de ensino moderno, que eram ligadas à introdução do teatro, da música e da literatura na sala de aula”.

Foto: Lucas Targino/FOTEC

A vida de Sinhazinha Wanderley é parte integral da história cultural do município. “Em 1922, quando o irmão de Sinhazinha, Ezequiel Wanderley, publicou o livro Poetas do Rio Grande do Norte, a maior cidade depois de Natal [em número de poetas] foi Assú. Então, a partir daí, ficou conhecida como ‘Terra dos Poetas’ ou ‘Atenas norte-rio-grandense’”, afirma Pedro.

O evento tem entrada gratuita. 

INFORMAÇÕES

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – Rua da Conceição, 622, Cidade Alta
Horário: 17h
Contato: oliveira.pedro16@yahoo.com

Convite para o evento. Foto: Z Editora/Divulgação