Revista TABU chega à sua quarta edição (Foto: Divulgação)

Por Mycleison Costa

Desenvolvida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Revista TABU terá o lançamento da sua quarta edição nesta terça-feira (18), às 17h, no auditório principal do Departamento de Comunicação Social (Decom/UFRN). A TABU é uma produção semestral fruto da disciplina Laboratório de Planejamento e Pesquisa em Jornalismo, que busca atuar em defesa da democracia e dos interesses coletivos, abrindo espaço para discussões que visam trazer foco àqueles que historicamente têm suas vozes silenciadas pela estrutura social e, consequentemente, pelos veículos tradicionais de informações.

O lançamento da revista contará com uma mesa-redonda sobre a revitalização da cultura no centro de Natal, a noção de periferia e o ativismo ambiental, temáticas estas que ressaltam pontos abordados nas páginas da TABU, neste semestre. A organização do evento, sob a orientação da Prof. Dr. do Decom/UFRN, Janaina Barcelos, convidou para compor a mesa a fotógrafa, produtora cultural, designer de moda e criadora da Marca Fart, Rafaela Fagundes; o vice-coordenador do Laboratório de Processamento de Dados e Gestão Territorial (LAPROTER-UFRN), Hugo Arruda de Morais; e a jornalista, empresária e uma das idealizadoras do movimento Soul Ativismo, Raquel Jácome.

Além de contar a história daqueles que são esquecidos pela mídia tradicional, os alunos responsáveis pela Revista Tabu colocaram a solidariedade em prática e idealizaram uma campanha que busca arrecadar doações para as pessoas em situação de rua em Natal. Para os moradores que ocupam o espaço abaixo do viaduto do Baldo estão sendo arrecadados lençóis, cobertas, roupas e material de higiene pessoal, pois em virtude das últimas chuvas muitos perderam os poucos pertences que possuíam.

Já para a missão realizada pelo grupo Toca de Assis, que oferece a moradores de rua almoços, banhos, curativos, cortes de cabelo e outras atividades, os alunos pedem a doação de chinelos de borracha dos números 40 e 42. Todos aqueles que desejarem fazer a sua doação podem depositá-las em uma caixa sinalizada na entrada do Decom/UFRN ou levá-las no dia do lançamento da revista.

O evento é aberto ao público e a inscrição para a mesa-redonda, que possui vagas limitadas, deverá ser realizada na plataforma online SIGAA, da UFRN. A atividade está cadastrada no campo dos Projetos de Extensão e a participação contará com certificação, que será disponibilizada pela própria plataforma.