Consumo de agrotóxicos é destaque na UFRN

0
2132

Por Rebeca Souza e Gabriel Leite

Acontecerá na quarta-feira (1), a ação de extensão “Panorama do consumo de agrotóxicos no Rio Grande do Norte”, no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento terá como foco apresentar um panorama geral da situação do Brasil, com enfoque no Rio Grande do Norte, já que o país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas por ano.

Ademais, em um dossiê publicado pela ABRASCO e realizado em conjunto com o Ministério da Saúde: 64% dos alimentos no Brasil são contaminados por agrotóxicos; 34.147 intoxicações por esses produtos foram notificadas no SUS entre 2007 e 2014; 288% foi o percentual de aumento do uso dos agrotóxicos no Brasil entre 2000 e 2012 e o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014 foi de 12 bilhões de dólares.

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 6299/2002, conhecido como “Pacote do Veneno” agrava esse contexto e será apresentado por meio dos laudos produzidos no contexto do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).

Agrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de funcionarem como arma química.

Projeto de Lei 6299/2002

Esse projeto de lei busca flexibilizar a utilização dos agrotóxicos no país, tornando proibidas apenas as substâncias que apresentem “riscos inaceitáveis”. Além disso, esse projeto propõe a mudança do nome “agrotóxico” para “fitossanitário”, o que segundo a pesquisadora Aline Gurgel da Fundação Oswaldo Cruz, tem o intuito de ocultar da população que esses produtos são tóxicos.

Inscrições para o evento

As inscrições são limitadas e qualquer estudante que possui interesse no tema pode participar. Para mais informações, acesse: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/extensao.jsf

Link para inscrição: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf