Jefferson Bernardino

Por Jefferson Bernardino

A Editora da UFRN (EDUFRN) está arrecadando livros para distribuir em bibliotecas do interior do Rio Grande do Norte e recompensando os doadores com títulos publicados pela Universidade. A troca de livros faz parte da terceira edição do projeto “Ciranda de Livros” e segue até às 23h de hoje no estande 37 no pavilhão 3 na praça cívica da UFRN, dentro da programação da Cientec. Cada pessoa pode doar no máximo 3 livros, que não sejam didáticos ou da área de Direito. Nas duas edições anteriores, mais de mil livros foram arrecadados.

A iniciativa ocorre em parceria com o projeto Trilhas Potiguares e funciona da seguinte maneira: Para cada um que é doado para o projeto, a EDUFRN retribui o doador com 2 livros novos, que fazem parte do catálogo da editora. São livros de literatura, psicologia, comunicação, filosofia, história, direito, odontologia, sociologia, engenharias, medicina, gramática, geografia, artes, entre outras, além de teses e dissertações.

Através do projeto Trilhas Potiguares, as bibliotecas do interior recebem os livros doados durante a Cientec. “A gente está desenvolvendo ações que promovam a formação de bibliotecas e criação de novos leitores. A editora também entende que ela tem um papel de ampliar e criar acervos. Então ao mesmo tempo que eu chego para o meu público universitário e ofereço livros acadêmicos para ele em troca de livros que vão alimentar esses novos leitores, de bibliotecas públicas do interior, tudo é entendido como um mecanismo de retroalimentação”, afirma o diretor adjunto da EDUFRN, Wilson Fernandes de Araújo Filho.

Em relação ao desempenho do projeto, Wilson revela estar animado na expectativa de um bom número de livros arrecadados: “Estamos bem esperançosos. Esse ano, estamos tendo uma movimentação grande aqui no estande. O projeto está sendo divulgado. Até agora, no segundo dia de evento, nós ainda não tivemos uma arrecadação de livros na proporção que a gente esperava. O primeiro dia é mais tranquilo, no segundo dia começa a esquentar e no terceiro é que o pessoal que veio nos dias anteriores vem resgatar os livros novos”.

Há uma novidade para os participantes da 8ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Cada inscrito recebe gratuitamente um vale livro que pode ser trocado por um dos títulos da editora. “Em uma única ação a gente consegue beneficiar dois públicos: o acadêmico, que tem interesse nos nossos livros e as pessoas responsáveis por bibliotecas públicas que têm interesse nos arrecadados”, resume o diretor adjunto da EDUFRN, Wilson Fernandes de Araújo Filho.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU até amanhã (30), continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq