Por Belita Lira
O professsor Alessandro Dozena, do Departamento de Geografia da UFRN, é um dos semifinalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A obra indicada é Geografias Sonoras, publicada pela editora Mórula com o apoio da PPG/UFRN e CNPq, e concorre na categoria Geografia e Geociências. O anúncio foi feito no dia 14 de julho, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Recife (PE).
“Eu me sinto muitíssimo feliz em representar a UFRN e estar entre os semifinalistas da principal premiação da literatura científica nacional. Para mim é também um momento de agradecer o apoio que sempre recebi de meu Departamento de Geografia, do CCHLA e da PPG/UFRN. Considero como o reconhecimento da relevância da produção acadêmica potiguar no cenário nacional e o papel da UFRN em fomentar referências em pesquisa e difusão do conhecimento geográfico, artístico e científico”, afirma o professor.
A lista completa dos semifinalistas foi revelada em uma mesa-redonda dedicada ao mercado de livros acadêmicos, técnicos e científicos no Brasil.
O livro de Dozena propõe uma abordagem inovadora sobre os sons como elemento de leitura e compreensão das espacialidades, entrecruzando pesquisas interdisciplinares e experiências de escuta. O autor mergulha nas sonoridades que moldam a identidade brasileira, do armorial sertanejo aos sambas, das falas dos tambores às conexões profundas entre música e pertencimento. Uma obra que escuta o Brasil por dentro.
Nesta edição, o prêmio recebeu 2.004 inscrições, reforçando sua relevância para a valorização da produção científica nacional. Os cinco finalistas de cada categoria serão divulgados no próximo dia 22 de julho, às 12h, enquanto os vencedores serão conhecidos em 5 de agosto, durante cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).
A presença de um representante da UFRN entre os semifinalistas reafirma a importância da produção acadêmica potiguar no cenário nacional e o papel da universidade em fomentar referências em pesquisa e difusão do conhecimento histórico, artístico e científico.