Foto: Giulya Borges

Por: Giulya Borges e Kaio Pimentel.

 

Nesta sexta-feira (11), o professor de educação física, Paulo Ricarte, 50, recebeu a Fotec no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus Central, para falar sobre o projeto da primeira equipe de ciclismo da instituição. O encontro contou com a participação do diretor geral da escola técnica, o professor Jonas Lemos, 55, e um aluno de gestão pública participante da ação, Arthur Henrique Galvão de Medeiros.

A esquerda na foto o aluno Arthur e a direita o professor Paulo. Foto: Ester Costa

Ricarte declarou que o projeto, inicialmente, vai abranger apenas servidores e alunos do CNAT (Campus Natal-Central), deixando claro a intenção de no futuro conseguir abrir para a comunidade em geral. A intenção do projeto é incentivar a prática desse esporte pela comunidade, tanto para fins esportivos de competição, quanto para criar um hábito de locomoção que não prejudique o meio ambiente como foi enfatizado pelo docente.

Entrevista com professor Paulo Ricarte. Foto: Felipe de Sales

“Desde que me entendi por gente que minha vontade é ter bicicleta, eu tenho mais vontade de ter bicicleta do que ter carro”, disse Paulo Ricarte. O professor falou ainda que a pandemia da COVID 19 serviu para se especializar, como muitas outras pessoas também fizeram. Com isso, ele notou que o ciclismo escolar vem sendo esquecido cada vez mais. Com o intuito de fazer o “ciclismo escolar voltar a viver”, decidiu dar início a primeira equipe de ciclismo de estrada, mountain bike e paraciclismo do Instituto Federal, o objetivo é dar algo diferente aos estudantes, algo que fuja aos padrões das equipes de basquete, handebol, futsal, etc.

O projeto é direcionado prioritariamente a alunos com idade para competições, mas a equipe vai aceitar todas as idades, contanto que esteja vinculado com o IFRN como servidor ou aluno, como o Arthur, que faz parte do projeto por puro amor ao esporte e por já ter colocado o pedalar no seu dia dia. “Optei pela bicicleta por qualidade de vida, precisava fazer um exercício e não tinha tempo (…), com a bicicleta eu integro o exercício no dia dia (…). Um projeto como este do professor Paulo, é você pegar aquele hobby, aquela atividade que você faz de forma diletante e tentar levar para outro nivel”.

Os treinos  serão divididos em aulas teóricas e treinos físicos. Os treinos de condicionamento físico só poderão ser iniciados quando a confecção do diário de aula estiver pronto. Enquanto isso não acontece, as aulas teóricas serão ministradas por meio de lives no instagram do professor Paulo Ricarte, que vão ser abertas ao público em geral, diferente das aulas presenciais oferecidas no IFRN e na Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), que serão exclusivamente para quem fará parte do projeto.

Jonas Lemos, professor e diretor do IFRN-CNAT. Foto: Ester Costa

“Eu acho que o projeto é muito bem vindo para nossa comunidade”, declara Jonas Lemos, professor e diretor da instituição. Segundo Jonas, essa modalidade não havia sido proposta até a atualidade em nenhum dos IFRNs. De acordo com ele, a ideia é conseguir normalizar e introduzir essa atividade física na vida desses alunos e servidores, como também formar um grupo apto a participar de atividades como o JERNs (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte).