IV SEMAPA
IV SEMAPA

Por Rebeca Souza

Nos 6 e 7 de novembro, será realizado o VI Encontro de Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (SEMAPA), no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Auditório I do Departamento de Políticas Públicas. Este ano, o evento tem como objetivo dar sequência às edições anteriores, com a temática de sustentabilidade e meio ambiente, políticas públicas e a relação do ambiente com a sociedade.

As ações são desenvolvidas pelos coordenadores do encontro, mestrandos e graduandos que formam o grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento. Pesquisadores de outras universidades farão parte do evento como convidados, reforçando o debate da temática abordada para essa edição.

O coordenador do evento, José Gomes Ferreira, disse que a dinâmica interna do grupo de pesquisa, suas áreas de pesquisa e redes estabelecidas permitem alargar os debates a temas da atualidade. “Vamos em cada dia ter o início de tarde para apresentações e debate com nossos convidados e restantes participantes. Expor nossa pesquisa a outros especialistas e escutar o que têm para dizer será certamente uma vantagem de nossos alunos”, complementa.

Os pesquisadores, membros do grupo de pesquisa e participantes do evento, possuem uma trajetória acadêmica voltada à temática do Encontro. Ao todo, são dezenove dissertações de mestrado finalizadas, trabalhos de conclusão de cursos de graduação, desenvolvimento de pesquisas financiados pelo CNPq, pesquisas de iniciação científica, além de diversas ações de extensão com registro formal na Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.

Neste ano, o evento contará com a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que trará as doutorandas Gerda Pinheiro Camelo e Régia Lúcia Lopes, do campus Natal e o professor pesquisador Wagner Luiz Alves da Silva, do campus Currais Novos. “O SEMAPA tem uma ótima relação com pesquisadores do IFRN que abordam a temática ambiental tal como nós. No VI SEMAPA conta prosseguir com essa parceria. O debate ambiental necessita convocar todos os saberes e criar rede, mais ainda quando duas instituições podem fortalecer a aprendizagem e colaboração de pesquisadores e discentes” afirma José Gomes.

A VI edição estará acontecendo também no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de novembro, para que outras pessoas interessadas no assunto possam se envolver, atingindo assim, um maior número de participantes.

O evento é aberto ao público, principalmente aos interessados na discussão da temática ambiental e sustentabilidade. As inscrições podem ser realizadas através do site: https://visemapanatal.wixsite.com/visemapa