Foto: Reprodução

Por Jefferson Bernardino

A UFRN comemora em outubro o mês do Servidor Público e dentro da programação está a iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) de promover campanhas de doações para Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Segundo Pedro Teixeira, assistente administrativo da Progesp, todos os anos, no mês do servidor, os projetos que serão beneficiados pelas doações são escolhidos de acordo com a temática do mês. A campanha deste ano tem como principal foco a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que elaborou uma agenda de ações para erradicar a pobreza, acabar com a fome, oferecer conforto, qualidade de vida e bem-estar ao ser humano através de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, disponível no link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Os interessados em contribuir com os projetos devem entrar em contato com membros do comitê gestor do programa Viver em Harmonia nos pontos de circulação das unidades espalhadas pelo campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os telefones para contato são: 3342-2296 (ramal 4) e 9 9474-6674. Além disso, também é possível entrar em contato para tirar dúvidas através do e-mail viveremharmonia@reitoria.ufrn.br. As doações podem ser feitas até o final de outubro.

 

PROJETO ALMA LAVADA

O Projeto Alma Lavada tem como missão fazer a diferença na vida de algumas pessoas em situação de rua, possibilitando a oportunidade de, pelo menos uma vez na semana, tomar um banho humanizado e todos os itens de higiene básica. Para esta iniciativa serão arrecadados itens como toalhas, xampu, sabonete, creme dental, escova de dente e roupas usadas em bom estado de conservação.

 

A CASA DO BEM

A Casa do Bem é uma organização não governamental com o objetivo de ocupar jovens em situação de risco com atividades culturais, esportivas, educativas, gastronômicas, recreativas e sociais. Com o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”, a ONG está disponível para diversas atividades, seja para idosos, seja para crianças, seja para adolescentes, através de voluntários.

Para esta iniciativa serão arrecadados livros de literatura infantil, infanto-juvenil e brinquedos educativos, artesanais e populares.

 

ALDEIAS INFANTIS SOS – CAICÓ

A Aldeias Infantis SOS de Caicó/RN foi fundada pelo Pe. Edmund Kagerer em 13 de maio de 1979. Com o intuito de ajudar o grande número de crianças da região, o Pe. Edmund decidiu construir casas-lares que, até hoje, acolheram mais de 300 crianças e adolescentes. Para esta iniciativa serão arrecadados alimentos não-perecíveis e material de limpeza.

No dia 23 aconteceu a ação de arrecadação de cabelos e lenços com cabeleireiros do Sistema Sesc/Senat. A ação faz parte da campanha nacional do Outubro Rosa e teve o objetivo de arrecadar e doar os lenços para mulheres vítimas de câncer de mama e do colo do útero, além de produzirem perucas e distribuir entre as pacientes, com o foco de aumentar a autoestima.