Por: Lucas Targino

Na última sexta-feira (16), as coordenações do programa de extensão Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do projeto de extensão UFPE No Meu Quintal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), se reuniram para deliberar aspectos da ação conjunta que será realizada no município de Sertânia, no sertão de Pernambuco. A atividade ocorrerá entre 22 e 29 de janeiro de 2023.

O Programa Trilhas Potiguares já é veterano na UFRN. Idealizado em 1995, o Trilhas teve sua primeira atividade logo no ano seguinte, em 1996. Desde então, milhares de alunos, professores e servidores da universidade têm contribuído para apresentar a instituição para municípios do interior do estado do Rio Grande do Norte e também para o mundo, pois o Trilhas já teve edição internacional em Moçambique, no ano de 2017. Todos os anos, as equipes realizam atividades por uma semana nos municípios selecionados como oficinas, minicursos, rodas de conversa, ações de saúde popular e muito mais, sempre atendendo as demandas dos municípios.

O projeto UFPE No Meu Quintal, apesar de mais recente, já conta com uma belíssima história. Idealizado em 2017, o projeto já possui no seu histórico sete edições que realizaram operações no interior de Pernambuco e também internacionalmente, no Haiti, em janeiro de 2022. O UFPE No Meu Quintal também possui parcerias com outros projetos da UFPE, o que enriquece o trabalho, tornando-o mais abrangente e multidisciplinar.  Para a oitava edição do UFPE No Meu Quintal, o programa Trilhas Potiguares foi convidado a emprestar um pouco de sua experiência e história. Será a primeira vez que o Trilhas visita o estado de Pernambuco. 

A operação em Sertânia contará com 85 estudantes de 30 graduações e diferentes campi da UFPE, além da equipe coordenadora e a equipe do Trilhas Potiguares, que possui membros do campus Natal e da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), em Currais Novos. As atividades serão enquadradas em seis eixos orientadores: Meio Ambiente; Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano; Saúde; Educação; Cultura; Justiça e Cidadania. Ao todo, 53 oficinas serão oferecidas nessa edição, contemplando as mais diversas temáticas. 

Participaram da reunião Sérgio Matias da Silva, servidor da UFPE, educador popular e coordenador do UFPE No Meu Quintal; Prof. Dr. Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, Pró-Reitor Adjunto de Extensão (PROEX – UFRN) e coordenador do programa Trilhas Potiguares; Ricardo Fonsêca, servidor da UFRN e também coordenador do Trilhas Potiguares; Prof. Dr. Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva, professora do Centro de Educação (CE) da UFRN  e coordenadora da equipe do Trilhas Potiguares; Prof. Dr. Letícia dos Santos Carvalho, professora da FELCS e coordenadora da equipe do Trilhas Potiguares; Prof. Dr. Itamar de Morais Nobre, professor do Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN e coordenador do projeto Comtrilhas – Comunicação Experimental Multimídia no Programa Trilhas Potiguares, que realiza atividades de divulgação e cobertura das atividades do programa, bem como produz matérias e documentários sobre o Trilhas e personagens dos municípios visitados. 

Foram discutidos aspectos logísticos e operacionais, bem como questões referentes à filosofias e metodologias. O Trilhas Potiguares e UFPE No Meu Quintal, apesar de possuírem similaridades, possuem importantes diferenças de abordagem, como a proposta de oficinas, que são totalmente livres para elaboração pelos alunos, no caso do projeto da UFPE ou precisam se encaixar nas demandas dos municípios, como no programa da UFRN. No entanto, essas diferenças essenciais tem o potencial de enriquecer e fortalecer ambas as partes, gerando ensinamentos e experiências que podem ser assumidos e replicados no futuro. Ambas as partes assumiram o compromisso de colaboração mútua e integração total  no período de atividades. 

A colaboração será a primeira atividade conjunta entre o UFPE No Meu Quintal e Trilhas Potiguares