Minicurso

Por: Kaio Pimentel, Izabelle Vicente e Lucas Targino

Entre os dias 25 e 26 de outubro, o projeto de extensão universitária “Comunicação, Mídias e Direitos Humanos: educação crítica e produção em rádio”, coordenado pelos professores Hélcio Pacheco e Aline Lucena, ofereceu minicursos na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste de Natal – RN. No evento, estudantes do ensino básico aprenderam mais sobre comunicação, mídias, direitos humanos e produção em rádio. As atividades foram ministradas por estudantes de audiovisual e jornalismo.

Minicurso “Fui vítima de Deepfake: e agora?”, oferecido para uma turma da 2ª sério do ensino médio. Foto: Lucas Targino/Agência Fotec

A ação faz parte das disciplinas de “Comunicação, Mídias e Direitos Humanos” e “Ética e Legislação do Audiovisual”, do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto é dividido em duas fases: na primeira, os alunos de graduação ofereceram cursos sobre temas relacionados à análise crítica midiática, como foco nos direitos humanos. Ao todo, foram realizados 8 minicursos discutindo assuntos atuais como deepfake, TikTok, eleições, podcast e violência contra a mulher. Na segunda fase, os estudantes da escola colocarão em prática o que aprenderam nos minicursos através da rádio escolar, que será reativada em 2023. 

A Profa. Aline Lucena discute a importância das temáticas abordadas nos minicursos. Foto: Lucas Targino/Agência Fotec

Segundo Lucena, o projeto “foi pensado justamente para que o tema, um dos 5 eixos temáticos do Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos, pudesse ser comum dentro da escola e que os estudantes dessas disciplinas possam participar desse diálogo com os estudantes da escola e com os professores. Extremamente importante, não podemos pensar hoje em construir uma sociedade forjada na cultura e na educação em direitos humanos sem o apoio dos meios de comunicação”. De acordo com Pacheco, em 2018, foram convidados pela mesma escola para participar de atividades e, consequentemente, pensaram em um projeto de extensão por conta dessa interação. “Em uma das etapas, foi criada a ‘Rádio JBN’ dentro do colégio para promover esse lado comunicacional do discente, foram realizados programas, mas por conta da pandemia [de Covid-19] foi impossibilitado”, disse.

Programação

Manhã (25/10):
– Fui vítima de Deepfake: e agora?
– Tik Tok Legal: construindo conteúdo responsável
– Muitas Mídias e poucas vozes

Tarde (25/10):
– Fórmula do sucesso
– Viralizei. E agora? 

Manhã (26/10):
– Eleições no Twitter: Feridas abertas por 280 caracteres
– Ouvi num podcast: discutindo sobre desinformação e fake
– O poder das mídias no combate à violência contra a mulher