Foto: Sebastien Peschoux

Por: Joana Mercedes

Hoje, dia 29 de junho de 2021, é a abertura da exposição “LES AMAZONES”, que ocorrerá na Fluctuart, localizado na França. A exposição terá a participação de duas natalenses e uma paraense. Aghatae Montecinos, como curadora, Sayonara Pinheiro e Drika Chagas, como artistas visuais.

Fluctuart, centro de arte urbana, localizado em Paris, mas com uma curiosa estrutura, congregando com o rio Sena, com uma estética atrativa à visita do campo urbano e natural parisiense, é o primeiro centro flutuante de arte urbana do mundo, considerado o centro de arte urbana mais importante de Paris. Recebe, de junho a outubro, a exposição “LES AMAZONES”, com a curadoria de Aghatae Montecinos, brasileira, natalense, radicada na França, desde 2013, é especialista em Projetos Culturais em Espaços Públicos, pela Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne. Fascinada por arte urbana, a curadora é fundadora e presidente da associação Pixo, com a qual desenvolve inúmeros projetos. Colabora como diretora artística, desde 2015, nos projetos de arte urbana. Ademais, é idealizadora do projeto INarteurbana (Natal/RN-Brasil). Atualmente, é gerente na filial parisiense da Galerie Vincent Tiercin.

Aghatae Montecinos, arquivo pessoal

 

A exposição, “Les Amazones”, composta por 8 (oito) integrantes, mulheres expoentes da arte urbana, que trabalham em diversos seguimentos artísticos, representando a resistência feminina na arte de rua nesse espaço efêmero do Centro de Arte Urbana de Paris. Integra a exposição a artista internacional Sayonara Pinheiro, natural do Natal-RN, com mais de 35 anos de profissão nas artes visuais, apresenta a obra “Flores no Asfalto”.

Sayonara Pinheiro. Foto Guaraci Gabriel

 

Sayonara Pinheiro, já expôs em Cuba, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Amsterdã, entre outros países. Conectada com a natureza e as várias poéticas urbanas que se apresentam. Artivista, sempre questionando a degradação humana frente ao meio ambiente, usando como suporte elementos da natureza, vegetais, luz/sombra, vento, bem como outros elementos.

“Flores no Asfalto”, foi exposta pela primeira vez em 2001, integrando a I mostra de arte contemporânea do Estado do Rio Grande do Norte. Essa intervenção urbana, através da poesia materializada nas flores, poeticamente e politicamente, impossibilitava os carros de estacionarem, permitindo/oportunizando os transeuntes a contemplar as flores artificiais, trazendo sempre como expressão o respeito pela natureza e o questionamento da sua exploração realizada pelo homem. Essa mesma exposição, fez parte da Bienal cubana em La Havana, em 2003, na qual a artista, plantou-as diretamente em um gramado.

A exposição “Les Amazones”, encantando e fomentando questionamentos a quem transita pela cidade, terá abertura na noite desta terça-feira (29), em Paris, na Fluctuart, endereço eletrônico: @fluctuart.

Exposição “LES AMAZONES”, na Fluctuart, Paris, França