Por Ana Beatriz Medeiros
Principal evento da cena de debates da região, o Mandacaru, campeonato nordestino de debates universitários, tem parte de sua edição de 2025 sediada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dos dias 21 a 24 de agosto, nas salas do bloco H, do setor I.
Fundado em 2024 pelas Sociedades de Debates do Nordeste (SDP), o evento deste ano é uma realização do projeto de extensão “Sociedades de Debates Potiguar”, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A competição reúne mais de 150 estudantes universitários e recém-formados de todos os estados nordestinos como um dos maiores encontros de oratória e argumentação do Nordeste.
Para Guilherme Leite, presidente da SDP, o evento vai além do sentido acadêmico. “O Mandacaru é um verdadeiro ponto de encontro cultural, recebemos estudantes até de outras regiões do país, que vêm a Natal não apenas para debater, mas para vivenciar nossa cidade e compartilhar experiências. Estamos com expectativas altas para esta edição, realizar este evento é motivo de grande orgulho” diz guilherme.
O torneio é disputado em duas modalidades: British Parliamentary (BP), um formato de competição inspirado no parlamento britânico, e Public Speaking (PS), focado na performance de oratória, que avalia a modulação da voz, a criatividade e a presença de palco.
Seguindo os protocolos do World Universities Debating Championship (WUDC), o encontro garante um alto padrão de qualidade técnica, ética e equidade. Além do setor I da UFRN, a competição também se estende para a faculdade Uninassau e para a AGU (Advocacia Geral da União). A final, no dia 24, é aberta ao público.
Confira a programação completa:
21/08 (quinta-feira) – UFRN 13h às 18h
22/08 (sexta-feira) – UFRN 8h30 às 12h e Uninassau 13h às 18h
23/08 (sábado) – Uninassau 8h às 18h
24/08 (domingo) – AGU 13h às 18h (Finais do campeonato)
Para saber como participar como ouvinte e maiores informações, acesse o perfil oficial do campeonato no Instagram, @mandacarudebates.