Organizadores e público se reúnem (Foto: Kaio Pimentel)

Por: Kaio Pimentel 

A colonização foi discutida (Foto: Kaio Pimentel)

O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi palco do evento de extensão “Dia da África” ontem (25/05), com atividades distribuídas ao longo do dia, entre às 9h e 18h, organizado pela APEC-UFRN (Associação dos Estudantes PEC-G), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais. Durante o período diurno, sucederam amostras de trabalhos sobre os países, apresentações musicais do continente com mensagem religiosa e de empoderamento negro por meio de gêneros de músicas próprios, desfile de moda africana e degustação da culinária local, influente para a gastronomia nacional. 

O cardápio foi de comidas típicas africanas (Foto: Kaio Pimentel)

A data celebra que, em 1963, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), com os objetivos de promover a unidade, solidariedade e cooperação entre os países da África, além de defender sua soberania, independência e liberdade. Contou-se com a companhia do recém-reconduzido ao cargo de Reitor da Instituição, Dr. José Daniel Diniz Melo. 

Reitor da UFRN, Dr. José Daniel Diniz Melo, prestigiou a ação (Foto: Kaio Pimentel)

Alguns dos conteúdos abordados passaram pela relação com o Brasil, as Amazonas de Daomé, o casamento gabonês, a Veneza na cidade de Ganvie e a força criativa preta. Ao final, uma mesa-redonda tratou sobre o convênio entre a África Subsaariana e a UFRN. Os presentes receberão certificados de participação.