
Por Lucas Targino e Felipe Ribeiro
O segundo dia de evento deu continuidade às mesas de debate de docentes da área da publicidade. Ao todo, quatro mesas discutiram temas como saúde, consumo consciente, educação midiática, gênero e diversidade, política e ideologia, ética, inteligência artificial, entre outros.
Durante a manhã, os auditórios 1 e 2 do Departamento de Comunicação (Decom) receberam as mesas “Educação, saúde e publicidade social”; “Territorialidades, ancestralidades e interculturalidades”; Gênero, diversidade e publicidade” e “Política, ideologia e propaganda”.
Na mesa “Educação, saúde e publicidade social”, realizada no Auditório 1, pesquisadoras e pesquisadores apresentaram projetos e pesquisas que dialogam com os temas. Entre eles, a doutoranda e fotógrafa Elisa Elsie (UFRN), orientada pela pela Profa. Dra. Maria Ângela Pavan (UFRN), refletiu sobre a representação da mulher lactante nas artes visuais e publicidade. Para Elisa, a fotografia pode (e deve) ressignificar a visão sobre esse grupo, já que se trata de uma linguagem visual que “esboça um salto estético e possibilita a partilha de experiência e a hibridização com a arte”.

A tarde foi a vez das mesas “Ética, Etarismo e Empreendedorismo em Publicidade”; “Teorias e Metodologias da Publicidade”; “Marcas, consumo e cultura contemporânea” e “Inteligência Artificial, Conectividade e Publicidade”. Em uma das discussões levantadas na primeira mesa, a docente Christiane Mafacioli Carvalho (PUCRS) apresentou sua pesquisa, que trata da representação de pessoas idosas em publicidades. Em dois anúncios exibidos pela pesquisadora, ela constata que há uma construção “em torno da naturalização cotidiana das pessoas idosas […] gerando um efeito de sentido de inclusão”. Embora isso ocorra, ainda há reprodução de estereótipos.

Na palestra intitulada “Potencialidades e reflexões sobre sinais de variabilidade da frequência cardíaca na propaganda”, o professor Diogo Kawano (IFSuldeMinas) abordou como o estudo das frequências cardíacas impacta o conhecimento e a análise da publicidade, examinando respostas emocionais provocadas por comerciais de TV e o impacto da emoção na lembrança de marcas em advergames — jogos eletrônicos criados com a intenção de promover produtos.
O XV PropesqPP vai até amanhã (16), com apresentação de grupos de trabalho!
LISTA COMPLETA DE MESAS E PALESTRAS – DIA 15/05
Mesa Educação, saúde e publicidade social
Sandro Tôrres de Azevedo – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artifícios retóricos no circuito publicitário da saúde suplementar: apagamentos do SUS e euforização das desigualdades no Brasil
Patrícia Gonçalves Saldanha – PPGMC-UFF
Plataforma Saúdes Raras: uma força da voz popular contra a sentença de morte e a favor da vida
Juciano de Sousa Lacerda – PPgEM/UFRN
UX/UI design em plataformas de educação permanente em saúde: proposta de análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS – AVASUS
Elisa Elsie e Maria Angela Pavan – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
NOVO REPERTÓRIO VISUAL SOBRE A AMAMENTAÇÃO: consumo e
representação da imagem da mulher lactante
Luiz Fernando Dal Pian – Decom/UFRN
Alfabetização Midiática Publicitária para o Consumo (mais) Consciente no Âmbito Alimentar
Mesa Territorialidades, ancestralidades e interculturalidade
Luiz LZ Cezar Silva dos Santos – Universidade Federal do Pará (UFPA)
A Castanha do Pará como marca da publi-CIDADE do Pará e a COP30
Luciana Vitório – IFRR
A centralidade das vozes originárias nas práticas turísticas em comunidades: o conhecimento Makuxi na comunidade Maikan Pisi’, Roraima
Aly David Arturo Yamall Orellana – Pesquisador Educação Escolar Indígena
Povos indígenas: demarcando territórios nas redes sociais e o seu caráter pedagógico intercultural
Pablo Moreno Fernandes – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
O Dia da Consciência Negra na Comunicação de marcas: 2023-2024
Mesa Gênero, diversidade e publicidade
André Iribure Rodrigues e Vitor Pasquali Coelho – UFRGS, Porto Alegre, Brasil
A Repercussão no Instagram da campanha Prident Boca é Boca do anunciante Trident no mês do orgulho LGBTQIA+ 2024
Laura Wottrich – DCC/UFSM/Brasil; PPGCOM/UFRGS/Brasil
Mapeamento das demandas sociais pela igualdade de gênero na comunicação publicitária brasileira (2016 – 2025): um segundo movimento de pesquisa
Mayara Fonseca Guimarães – IFPB
Consumo contemporâneo no Instagram: estratégias publicitárias de influenciadoras digitais do segmento de moda e beleza
Fernanda Sagrilo Andres e Juliana Petermann – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS
PLURAIS: criatividade e sentidos da DE & I na comunicação
Mesa Política, ideologia e Propaganda
Fernando R. Contreras e Pedro A. Hellín – Universidad de Sevilla / Universidad de Murcia
El régimen escópico de la publicidad durante la dictadura militar en Brasil (1964-1985)
Izabela Domingues – Universidade Federal de Pernambuco
Publicidade sem cara de publicidade em guerras que não têm cara de guerras: publicidade híbrida e publicidade de controle como os pilares das guerras híbridas
Guilherme Nery Atem – UFF
Ideologia nos discursos de ódio: a (nova?) lógica da propaganda política
Lívia Silva de Souza – Universidade Federal do Espírito Santo
Entre o mar e o pó: signos da sustentabilidade na propaganda eleitoral em Vitória – ES
Aryovaldo de Castro Azevedo Jr. – UFPR Neopopulismos e o uso da propaganda
Ética, Etarismo e Empreendedorismo em Publicidade
Christiane Mafacioli Carvalho – PUCRS
Temas sociais sensíveis no discurso publicitário: um olhar sobre o idadismo
Fábio Hansen (UFPA)/ Janderle Rabaiolli (UFSM) / Mariângela Machado Toaldo (UFRGS)
O processo de tomada de decisão ética de quem faz a publicidade: observações a partir do Opetic
Rafael Foletto – UFSM
Publicidade e idosos: análise de investigações brasileiras produzidas entre 2020 – 2024
Ronaldo Mendes Neves – Decom/UFRN
EXIBECOM 15 ANOS – Exibição de Empreendedores em Comunicação
Teorias e Metodologias da Publicidade
Bruno Pompeu – USP
As bets e a propaganda das bets: sobre as contribuições da teoria da publicidade nos desafios complexos da contemporaneidade
Eneus Trindade – USP
Semiopragmática e espaços da recepção nas interações entre marcas e consumidores: imaginários dos consumos de públicos periféricos ou minorizados e algumas noções teórico-metodológicas
Clotilde Perez – USP
Há um kitsch brasileiro? Reflexões a partir da arte, da publicidade e do consumo
Diogo Rógora Kawano – IF SUL DE MINAS
Potencialidades e reflexões sobre sinais de variabilidade de frequência cardíaca (VFC) na propaganda: uma revisão bibliométrica
Marcas, consumo e cultura contemporânea
Silvio Koiti Sato – ECA-USP
CULTURA PROMOCIONAL EM TEMPOS ALGORÍTMICOS: ENTRE A EXPERIÊNCIA E A RESPONSABILIDADE
Rogério Covaleski – UFPE
Entre a militância corporativa e o exibicionismo moral: uma análise crítica do uso da sinalização de virtude na publicidade contemporânea
Breno da Silva Carvalho – DECOM e PPgEM/UFRN
Divulgação científica em cultura: delimitando os interesses da prática publicitária
Zilmar Costa – Decom/UFRN
Arquitetônica da complexidade: um estudo sobre a problemática contemporânea do cancelamento de enunciados organizacionais
Luís Roberto Rossi Del Carratore – UFRN
Extensões de linha e de marca: aspectos teóricos e práticos sobre os limites dessa decisão estratégica
Inteligência Artificial, Conectividade e Publicidade
Maria Alice de Faria Nogueira (UFRJ) /Sandro Tôrres de Azevedo (UFRJ) / Silvia Espinosa-Mirabet (UdG)/ Mònica Puntí-Brun (UdG) /Jordi Serra (UdG) / Ramón Martin-Guart (UdG)
O uso de IA generativa em sala de aula: uma mudança de paradigma no ensino superior em Publicidade e Propaganda
Janderle Rabaiolli e Rodrigo Stéfani Correa – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Eficiência publicitária em modelos de análise na perspectiva da publicidade conectiva
Maria Cristina Dias Alves – GESC3 USP | ESPM
Inteligência artificial e os impactos da mediação algorítmica na contratação de profissionais em agências de publicidade e propaganda
Lilian Carla Muneiro – PpgEM/UFRN
Estética do liso, publicidade e Inteligência Artificial