Por Gil Araújo

Ao longo de mais de duas décadas, o Programa Trilhas Potiguares estabeleceu uma forte atuação promovendo a ponte de conhecimento entre a universidade pública e as parcelas carentes da população do Rio Grande do Norte. O projeto de extensão visa suprir demandas de pequenos municípios — até 15 mil habitantes —  com ações que envolvem as mais diversas áreas de conhecimento, tais quais: saúde, educação, cultura e planejamento administrativo. Neste ano, com o tema “Caminhando com a Diversidade e a Inclusão”, o município de Tenente Laurentino Cruz foi contemplado ao receber, junto ao Trilhas Potiguares, o programa UFPE no Meu Quintal. Com a parceria, os projetos engajaram 1602 pessoas em 91 ações realizadas do dia 31 de julho a 4 de agosto.

A equipe de Tenente Laurentino Cruz contou com 30 integrantes entre alunos da UFRN, UFPE e coordenadores | Foto: Gil Araújo/Equipe Comtrilhas

O projeto de extensão UFPE no Meu Quintal envolve estudantes de graduação em ações voluntárias para melhorar o desenvolvimento de municípios com baixo IDH em Pernambuco. De maneira semelhante ao Trilhas, ele busca conectar a comunidade acadêmica com esses locais, promovendo a troca de conhecimentos. Durante as férias, os estudantes oferecem oficinas, cursos e palestras nas cidades selecionadas, como Sertânia, que em janeiro também recebeu uma equipe do Trilhas para auxiliar nas ações em Pernambuco. O projeto visa tanto a partilha do conhecimento dos alunos quanto a capacitação das comunidades locais, visando ações sustentáveis.

A discente de Psicologia da UFPE, Gilvanici Rebeca, teve participação dupla no intercâmbio entre os projetos, no início do ano quando o UFPE no Meu Quintal recebeu o Trilhas Potiguares e agora na ação conjunta dos projetos em Tenente Laurentino Cruz: “Sempre acreditei que tudo que é bom precisa ser cuidado, mantido e compartilhado. Em janeiro, tive a oportunidade de participar de uma operação extremamente significativa para mim, a nível de crescimento pessoal e profissional, justamente, com os que vieram a se tornar, amigos do Trilhas Potiguares. Ter tido a oportunidade de desenvolver um relacionamento interpessoal e entre os projetos, foi uma experiência que eu colocaria como uma incorporação da palavra “extensão”, isto é,  estender-se”. A estudante ainda acrescenta que, na sua experiência, aprendeu muito com os moradores locais, estabelecendo uma relação de troca dos projetos com a comunidade em que eles atuaram. 

“A importância da união desses dois projetos é integrar as experiências distintas na ação de extensão nos interiores. Essa oportunidade proporciona uma aprendizagem mútua entre as duas universidades para além da ponte entre professores e alunos que se torna ainda mais rica com essa parceria”, relata o coordenador do Trilhas Potiguares em Tenente Laurentino Cruz, Washington Souza. Também da equipe de coordenação, Marcos Adller acrescenta que “Esse intercâmbio é mais que uma inovação no Trilhas Potiguares, é uma oportunidade da UFRN observar e incorporar novas práticas para aperfeiçoamento do programa já veterano na experiência extensionista.”

O Trilhas Potiguares executou 91 ações voltadas para o desenvolvimento social, em consonância com o contexto sociocultural e ambiental de Tenente Laurentino Cruz, de maneira a estimular a organização social e a participação comunitária. Dessa forma, as sementes plantadas pelo projeto já estão começando a dar frutos. A oficina de teatro, ministrada pela trilheira Helena Saltoris, impulsionou a formação do primeiro grupo teatral ativo no município. A inauguração desse grupo foi divulgada nas redes sociais da Prefeitura após a atuação do programa na cidade. Na postagem, a equipe administrativa comemora os resultados positivos deixados pela extensão no município.

Foto: Gil Araújo/Equipe Comtrilhas

A equipe do Trilhas Potiguares de 225 alunos e 36 pessoas nas coordenações dos municípios, colocou em pauta por meio das ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia com o saber acadêmico, o saber popular e a garantia da execução de um boa semana de trabalho, promovendo saúde, bem-estar e novos saberes para os interiores potiguares.