Por Ana Beatriz, Jaiula de Lima, Lucas Targino, Mariana Gonçalves e Natalhia Pereira
A Semana de Comunicação de 2025 da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), teve seu início nesta segunda-feira (07), a partir das 14h. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) em colaboração com o Departamento de Comunicação (Decom), o evento acontece até quarta-feira (09).
Durante esses três dias, mostras audiovisuais, palestras, minicursos e oficinas acontecem nos auditórios e salas de aula do Decom para quem quiser participar.
A programação do primeiro dia contou com minicursos e oficinas, ministradas por estudantes e pesquisadores do PPGEM na parte da tarde. As atividades abordaram diversos temas do universo da comunicação, como fotografia, podcasts e teorias da comunicação.

Dentre os temas trabalhados, estavam: “Podcast e narrativas transmídias – Estratégias criativas para expandir universos sonoros”, “Filtrar a realidade para não ser filtrado por ela: educação midiática para quem?”, “Clickbait Machista: Como o sensacionalismo se manifesta no jornalismo e explora a memória de mulheres” e “Pós-produção fotográfica: Introdução e Práticas Avançadas”
Também no primeiro dia aconteceu a Mostra de Audiovisual, com a exibição de 9 produções locais feitas por alunos e egressos do Decom. Uma das produções apresentadas foi “Espaço vazio”, retratando a realidade das pessoas do Rio Grande do Norte que foram sequestradas no período da Ditadura.

A partir das 19h, a mesa de abertura, mediada pela professora Aline Lucena (Decom) trouxe o convidado Alexandre Mourão, professor da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Em sua palestra, Alexandre apresentou o Coletivo Aparecidos Políticos, grupo de ativismo artístico fundado há 15 anos com o objetivo de relembrar as vítimas desaparecidas pelo regime ditatorial no Brasil.
Uma das intervenções realizadas pelo grupo foi a ”Rádio Livre”, que usou um radiodifusor em banda FM para transmitir livremente o nome de vítimas da ditadura, a fim de manter a memória viva.
A semana de comunicação continua até esta quarta-feira (09) com mais oficinas, minicursos e mesas de debates.