O último dia do VX PropesqPP recebeu Grupos de Trabalho (GTs), que consistem em apresentações de pesquisas de estudantes de mestrado e doutorado, além de professores e pesquisadores de instituições de todo o Brasil. Estudantes de graduação também apresentaram suas pesquisas, no formato de pôster. Os GTs presenciais ocorreram nos Auditórios 1 e 2 do Departamento de Comunicação (Decom), durante a manhã e tarde. Também houveram apresentações remotas.
Um dos GTs realizados foi o “Formação em Publicidade e Propaganda”; na ocasião, a Dra. Maria Collier de Mendonça, professora da UFPE, trouxe um relato de experiência sobre o ensino na disciplina de Criação Publicitária II na mesma instituição. A docente refletiu, entre outras questões, sobre a importância de aproximar estudantes egressos, que já atuam no mercado de trabalho da região, ao processo de formação dos novos profissionais da publicidade.
Profa. Dra. Maria Collier de Mendonça reflete sobre sua experiência na docência. Foto: Lucas Targino
Outra apresentação de destaque foi realizada pelo mestrando João Aureliano de Almeida Medeiros (UFRN). O estudante explorou a ideia de propaganda, televisão e memória representadas nos quadrinhos de Laerte Coutinho através da metodologia da constelação fílmica, proposta pela pesquisadora Mariana Souto.
João Aureliano de Almeida Medeiros (UFRN). Foto: Lucas Targino
Os estudantes de graduação Ester Costa, Rierson Marcos e Vinicius Gomes — todos da UFRN —- apresentaram o trabalho “REFLORESTANDO O IMAGINÁRIO SOBRE A AMAZÔNIA: Uma análise da coleção ‘Piracema’ sob a perspectiva da Semiótica da Cultura” na modalidade pôster. A pesquisa promoveu uma reflexão sobre o papel da moda na desconstrução de estereótipos.
Ester Costa, Rierson Marcos e VInicius Gomes apresentaram o trabalho “REFLORESTANDO O IMAGINÁRIO SOBRE A AMAZÔNIA: Uma análise da coleção ‘Piracema’ sob a perspectiva da Semiótica da Cultura”. Foto: Lucas Targino
O evento chega ao fim após três dias de intensas trocas de conhecimento entre profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores de todos os níveis — da graduação ao pós-doutorado —. Foram exibidas pesquisas de diversas naturezas; sejam elas exploratórias, reflexivas, estudos de caso e relatos de experiência, representando mais uma edição bem sucedida do Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.