Por Heloisa Brito, Camila Lima e Aíla Matos
Fundado em 1981 por Antenor Melo, o Lar da Vovozinha é uma instituição filantrópica localizada em Natal/RN, voltada exclusivamente para o acolhimento de idosas. A escolha por atender apenas mulheres surgiu da percepção de seu Antenor de que as mulheres, por viverem mais, acabam ficando sozinhas mais cedo.
Embora tenha convênio com o poder público, a instituição é mantida principalmente com a ajuda da sociedade e suas doações. Atualmente, o lar acolhe 40 idosas — sua capacidade máxima — e possui uma lista de espera para aquelas que ainda não encontraram uma casa de repouso, já que Natal não conta com uma instituição pública voltada para essa finalidade.
A prioridade de acolhimento é sempre para as idosas mais carentes, seja em termos financeiros ou afetivos, garantindo que todas possam desfrutar dos cuidados e benefícios oferecidos. A equipe do lar é formada por enfermeira, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, cuidadoras, técnicos de enfermagem e uma médica voluntária, que se desdobram diariamente para garantir o bem-estar das acolhidas. Os voluntários também desempenham um papel essencial nessa causa.
Entre os diversos projetos desenvolvidos na instituição, o destaque vai para o “Jardim das Meninas”, uma iniciativa terapêutica que tem impacto positivo na vida das idosas, seja de forma sensorial ou emocional. O nome do projeto é uma homenagem carinhosa ao fundador, seu Antenor, que costumava chamar as idosas de “meninas” — um hábito que foi adotado por todos que frequentam o lar até hoje.
São 260m2 de jardim que foram divididos em metros quadrados para venda, no valor de R$58,00 cada, com o adicional de R$0,20 que serve apenas para identificar a doação, mas você pode doar o valor que quiser — qualquer ajuda é bem-vinda! As mudas já foram todas doadas, então a instituição está contando com a doação da grama. A visita técnica já foi feita, e o trabalho começou na quinta-feira, dia 02/05.
O contato com a natureza desperta carinho pelo que produzem e um sentimento zeloso em relação ao ambiente. Esse é um trabalho pioneiro na região de Natal e altamente benéfico para todas que participam, em especial a dona Maria das Dores Bezerra, conhecida como Dorinha, moradora do lar há mais de três anos. Aos 76 anos, ela relatou: “Eu sofro com muitas crises de ansiedade e cuidar das minhas plantinhas me faz acalmar”.
Entre sorrisos, histórias e muitos elogios ao espaço, o jardim vira um espaço de vida e reencontro com si mesma, fazendo-a dizer com orgulho: “Ainda danço forró, ainda salto, ainda faço educação física com as meninas. Cuidar delas ajuda a me ajudar.”

Para os interessados em contribuir com a instituição, as doações podem ser via Pix ou por transferência bancária.
Pix:
lardavovozinha@gmail.com
Transferência bancária:
Banco do Brasil Agência: 716-1
Conta-corrente: 203085-3
Associação Espírita Enviados de Jesus
Para ser um doador fixo, ligue: (84) 99897-0896