Grupo GUAP (Foto: Rute Souza)

Por Rute Souza

Validando a temática da exibição, estão expostas mais de 50 obras de 1999 a 2023, de 30 artistas, que exibem o percurso do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel. As produções da mostra prestam homenagens às artistas, que já foram guapeanas, Catarina Neverovsky (in memorian), Célia Albuquerque e Judith Pondofe.

Na década de 90 foram criados cursos de extensão que abordavam  técnicas de desenho de observação, pastel e aquarela, mas foi com a iniciativa do professor Vicente Vitoriano, com o apoio da artista e professora, Socorro Evangelista, que, no ano de 2001, o projeto de extensão foi se desenvolvendo e deu origem oficialmente ao  Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (GUAP), no Departamento de Artes da UFRN.

Inicialmente criado com o objetivo de transmitir ao público universitário as técnicas de aquarela e pastel, esse ano, o grupo completa 23 anos de existência e é a mais longeva comunidade consolidada de artes visuais no Rio Grande do Norte. Além dos métodos de aquarela e pastel, o grupo estendeu suas técnicas para o acrílico, infogravuras, arte digital e fotografia, englobando várias formas de expressão artística.

Exposição das obras (Foto: Rute Souza)

As obras expostas foram selecionadas no intuito de representar as mais de 50 exposições que o grupo fez ao longo de sua jornada. Sobre isso, a coordenadora do Guap, Verônica Lima, destaca a importância de resgatar e apreciar o passado: “A gente acredita que é solidificando e refletindo sobre o nosso passado que construímos um futuro melhor, que a história nos faz crescer. Ninguém faz nada sem a base, sem um repertório”.

A arte não é apenas um quadro pintado, é a materialização de como o artista vê e sente o mundo. Cada pintura transmite uma emoção diferente e o espectador se conecta com isso. Apoie o trabalho dos artistas da sua universidade e da sua terra. A exposição estará aberta para visitação até o dia 21 de março das 8h às 16h no Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.

Obras Guap (Foto: Rute Souza)

Para mais informações sobre o grupo e a exposição acesse as redes sociais @guap_ufrn ou visite o site www.guap.com.br