Erica Araripe em seu escritório de advocacia / Foto: Antônio Henrique

Por: Antônio Henrique e Emilly Rayssa

Na última terça-feira (10), em cerimônia realizada no Estádio Frasqueirão, a advogada Erica Araripe foi eleita por aclamação a presidente do Conselho Deliberativo do ABC para o triênio de 2025-2027. O feito é histórico e marca uma grande representatividade, visto que é a primeira vez na história do Rio Grande do Norte que uma mulher irá ocupar este cargo em um clube de futebol.

Aos 38 anos, a advogada trabalhista conta com uma ampla experiência na área jurídica, além de uma trajetória destacada no ABC, tendo sido conselheira e membra da Câmara Setorial de Administração e Finanças do clube. Em entrevista concedida à FOTEC, ela comentou sobre como se sente ao assumir a presidência do Conselho Deliberativo.

“Eu recebo com bastante alegria e responsabilidade esta função, mas além disso, recebo com muita tranquilidade, porque nos meus últimos dois mandatos como conselheira, participei efetivamente das discussões do conselho, então sei exatamente como funciona e a importância dele.

Ricardo Couto, Nathália Fidélis, Eduardo Machado, Érica Araripe e Judery Fonseca / Foto: Rennê Carvalho

Erica também discorreu sobre como sua eleição pode estimular o surgimento de oportunidades para mulheres exercerem cargos de liderança em clubes de futebol: “Por eu ser mulher, com certeza irá despertar o interesse das mulheres, não só em a assistir aos jogos, mas também em se associar, votar, e porque não participar politicamente do clube? Eu acredito que a repercussão dessa eleição vai despertar o interesse não só das mulheres, mas da torcida de forma geral, de entender o que é o Conselho, como funciona a dinâmica das nossas atividades, e principalmente buscar entender a diferença entre nós e a Diretoria Executiva, que são diferentes órgãos do clube.

Por fim, a conselheira afirma querer “fazer uma gestão à frente do Conselho em que ele atue tecnicamente, cumprindo e seguindo à risca o estatuto”, e diz “Será assim que eu vou gerir esta presidência.”

Com a chegada da nova gestão, os torcedores do Mais Querido estão esperançosos e confiantes em mudanças significativas no âmbito administrativo e futebolístico do clube, e têm como expectativa que o ABC retome seu lugar de destaque no futebol brasileiro e resgate as glórias do passado.