Ônibus estacionado no terminal / Foto: Antônio Henrique

Por: Antônio Henrique

Ao longo dos últimos anos, o bairro Encanto Verde, localizado na zona oeste de Parnamirim, sofre com a negligência do poder público com a situação de escassez do transporte coletivo na região. Atualmente, apenas a linha de ônibus “33B” passa na comunidade, somente com um ônibus em sua frota, além de não realizar viagens nos finais de semana, afetando diretamente a vida da população local.

Em entrevista realizada na última sexta-feira (6), a moradora do bairro, Rosilda Augusto, de 59 anos, relata os problemas da ausência de variedade nas linhas de ônibus na região: “O 33B vai para aquele lado da BR-101, Midway, Natal Shopping, é algo bem restrito, então na maioria das vezes, quando queremos ir para outros lugares, precisamos dar uma longa caminhada até chegar no Planalto (bairro mais próximo) para pegar um ônibus. E isso atrapalha demais na vida da gente, pois temos uma grande dificuldade de se locomover para acessar coisas básicas, como saúde, educação, e até o trabalho.”

Além da escassez de linhas, outro problema mencionado por Rosilda é a falta de estrutura na parada de ônibus. “A parada não possui cobertura, então a gente fica exposto ao sol enquanto espera o ônibus, e ainda por cima em pé, porque não tem onde sentar”. Evidenciando ainda mais o abandono da gestão pública com a situação precária de mobilidade urbana na comunidade.

Moradora na parada de ônibus exposta ao sol / Foto: Antônio Henrique

Procurada, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), órgão responsável pelo transporte coletivo de Parnamirim, foi questionada se existe algum tipo de planejamento para a resolução desta situação. Contudo, até o fechamento desta matéria, a instituição não se manifestou.

A situação de Encanto Verde é um reflexo da carência de investimento e planejamento no transporte coletivo em Parnamirim. Os moradores, como Rosilda, clamam por melhorias urgentes para maior qualidade de vida e a oportunidade de uma cidade mais justa e acessível para todos.