Por Tayná Lopes e Lucas Targino
O último dia do IV Seminário de Pesquisa, Produção e Práticas em Estudos da Mídia teve início com duas sessões de apresentação das pesquisas do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), contendo 12 trabalhos apresentados. Em seguida, o pesquisador José Ribeiro, do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), de Portugal, ministrou a palestra de encerramento do encontro, intitulada “Antropologia e Comunicação: Sentidos e Práticas”.
A primeira sessão, Mediações e Práticas Culturais, trouxe temas como pirataria em função da democracia, comunicação popular e jornalismo católico. Um dos trabalhos apresentados, “Processos de Mediações e Midiatização da Cultura Popular: Uma investigação dos perfis @feiracentralcampinagrande e @feiradecaruaru”, exposto pela doutoranda Ermaela Cícera, trouxe uma proposta de análise netnográfica das duas únicas feiras livres tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ainda na primeira sessão, na pesquisa “Ato de Governo ou Propaganda Eleitoral? Análise de declarações de Jair Messias Bolsonaro na TV Brasil sobre o Sistema Eletrônico de Votação”, o doutorando Hanry Vieira discorreu sobre o movimento das eleições e como a propaganda dos candidatos influencia o pensamento da população.
A segunda sessão, Interfaces entre Educação e a Comunicação, navegou entre diversos temas educacionais, desde o Sistema ENEM/SiSU até conhecimento em saúde nas redes sociais. A doutoranda Dilma Cléa conduziu sua pesquisa “Braille para ler e escrever o mundo: O discurso da mídia publicitária impressa na promoção da autonomia da pessoa com deficiência visual” e comentou os desafios da comunidade com a falta de elementos de inclusão para a leitura e complementou sua ideia com a Lei 13.146/2015, em que defende o uso do Braille nas mídias impressas e meios digitais. “[…] Que acessibilidade é essa que não é acessível?”, indaga Dilma.
Ao fim de cada momento, professores mediadores formaram uma mesa de debate, fornecendo críticas construtivas para melhoria das pesquisas apresentadas.
Na palestra de encerramento, o professor José Ribeiro expôs como funciona a relação entre a antropologia e a comunicação. Fazendo uma leitura histórica, teórica e cultural, Ribeiro explica como a linguagem, os rituais e a comunicação são importantes para as relações sociais. O momento foi de grande importância para estudantes e pesquisadores da comunicação presentes, esclarecendo questões basilares para o desenvolvimento da área.
Ao todo, durante os três dias de evento, 41 pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação do PPGEM foram apresentadas no seminário, que teve como objetivo divulgar os temas investigados no programa e promover um ambiente de debate construtivo. Os anais do seminário, contendo os resumos expandidos de todos os trabalhos apresentados, pode ser acessado por meio deste link.