Debate dos trabalhos apresentados /Foto: Clara Barros

Por Ana Beatriz, Fabrício Montenegro, Leonardo de Oliveira, Luiz Nascimento e Vivian Mariano 

No segundo dia do IV Seminário de Pesquisa, Produção e Práticas em Estudos da Mídia, realizado no Auditório 1 do Departamento de Comunicação (DECOM) da UFRN, mais quinze temas foram apresentados e discutidos por pesquisadores, professores e estudantes.

Dando início a programação desta quinta-feira (10), o professor e pesquisador Thiago Soares (UFPE) apresentou a palestra “A pesquisa em cultura pop na comunicação: pistas teóricas e metodológicas”. Esta palestra aborda sobre o estudo da cultura pop e como ela ocorre nas demais culturas. Para isso, o palestrante traz seu livro “Modos de experienciar música pop em Cuba” para exemplificar como o país consome estas obras musicais em meio as restrições presentes.”A cultura pop revela sensibilidades que estão fora do radar cubano”, relata o docente. 

Público do segundo dia do Seminário/ Foto: Ana Beatriz

Após isso, os integrantes da PPGEM compartilharam os progressos de suas pesquisas, expondo seus temas, os quais, diferentemente do dia anterior, foram divididos em sessões que abordam os conteúdos “Influência digital e plataformização”, “Estética e narrativas na mídia” e “Cinema, representatividade e lutas”. Ao final dos blocos, os docentes realizaram a análise dos projetos em forma de debate, a fim de refinar os trabalhos.

Durante uma das sessões, a mestranda Beatriz Monteiro Beltrão chamou atenção dos mediadores com a apresentação de seu seminário “Médicos Influencers: mapeamento de lacunas legais e controvérsias práticas”. A pesquisadora situou seu estudo quanto às performances destes profissionais nas redes sociais, explorando e estimulando um debate acerca das políticas voltadas ao estabelecimento de normas para essa atuação digital relacionada à área da saúde.

Beatriz Beltrão apresentando sua dissertação de mestrado “Médicos Influencers: mapeamento de lacunas legais e controvérsias práticas” /Foto: Clara Barros

O evento, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) da UFRN, ocorre dos dias 9 a 11 de outubro e traz, além de diálogos e debates, as principais pesquisas em andamento no departamento.