Por Renan Felipe e Gabriella Revoredo/Fotojornalismo
Os moradores da Avenida Rio Pitimbú, localizada no bairro Emaús, em Parnamirim, enfrentam há anos a falta de pavimentação em sua rua. A via, que se situa entre o prolongamento da Avenida Prudente de Moraes e a BR-101, carece de infraestrutura básica para locomoção.
Em 2016, a prefeitura de Parnamirim executou o projeto de calçamento das ruas do bairro Emaús. No entanto, a Avenida Rio Pitimbú, uma das principais vias de entrada do bairro, foi deixada de fora do projeto.
“Eu moro aqui há 23 anos e, desde então, a rua está sem calçamento”, afirma Gilberto Gabriel, morador da localidade. Sua fala evidencia que o problema é antigo. A ausência de pavimentação gera inúmeros transtornos para os moradores, como buracos, lama, poças d’água e dificuldades na locomoção. “Quando vamos guardar o carro em casa, a lama invade, e os buracos na rua acabam com a suspensão dos veículos, o que nos gera grandes despesas com manutenção”, acrescenta Gilberto.
O problema da lama, especialmente em períodos de chuva, é uma das maiores causas de dificuldades na locomoção. “Houve um dia em que uma chuva muito forte nos deixou quase isolados, pois a rua se transformou em uma grande lama, afetando diretamente nosso direito de ir e vir”, relata Inês Oliveira, outra moradora da região.
Segundo os moradores, a prefeitura inicialmente alegou que a avenida não existia. No entanto, após insistências, receberam a surpreendente resposta de que a rua já estaria pavimentada. “Há mais de 10 anos que solicitamos o calçamento desta rua. Estamos nessa luta, pedindo ajuda a vereadores que conhecem nossa realidade, mas até agora, nada foi feito”, lamenta Inês.
Outro problema enfrentado pelos moradores é o aumento da poeira quando ocorrem intervenções no prolongamento da Avenida Prudente de Moraes. Nessas ocasiões, todo o trânsito é desviado para a Avenida Rio Pitimbú, sentido BR-101, agravando a situação da via de barro e causando transtornos, como a sujeira nas casas e irritações respiratórias entre os moradores.