Nesta quarta-feira, 15, tem início o “I Colóquio Internacional Mídias e Tecnologias: Impactos no Contemporâneo”. O evento consiste em quatro encontros remotos que vão até 05 de junho, e tem como objetivo discutir aspectos da interseção entre mídias, tecnologias e sociedade.

O colóquio é realizado pelo grupo de pesquisa Círculo de Estudos em Comunicação e Cultura Visual (Cicult), em parceria com o Departamento de Comunicação (DECOM), o Departamento de Direito Processual e Propedêutico e o Programa de Pós em Gestão de Processos Institucionais (PPgPI) da UFRN. 

Diversos especialistas nacionais e internacionais participarão dos encontros para explorar temas como como midiatização das comunidades, espetacularização, algoritmos, inteligência artificial, colonialismo de dados e racismo algorítmico.

Confira a programação completa: 

15 de maio de 2024 

Midiatização das comunidades: Prof. Dr. Élmano Ricarte – Docente de Ciências da Comunicação da Universidade Europeia, Portugal. 

A midiatização da Operação Lava Jato – Prof. Dr. Adriano Cruz – Pesquisador do Cicult e docente do DECOM-UFRN. 

Espetacularização no podcast A Casa da Mulher Abandonada – Alusk Maciel – Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia pela UFRN (PPgEM) e pesquisador do Cicult 

Mediação: Prof. Dr. Itamar Nobre – Pesquisador do Cicult e docente do DECOM-UFRN. 

22 de maio de 2024 

IA e comunidades tradicionais: comunicação e justiça ambiental: André Wolmer – Doutorando em Estudos da Mídia na University of Western Ontario. 

The Ethics of Cleaning Data: Pinar Ballas – Doutoranda em Sistemas da Informação na University of Western Ontario. 

A natureza algorítmica da fotografia: Prof. Dr. Wagner Souza e Silva – Docente e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Mediação: Emanoella Callou – Doutoranda em Estudos da Mídia pela UFRN. 

29 de maio de 2024 

IA, rastro digital y el capitalismo de vigiláncia: Prof. Dr. Rubén Figaredo – Docente Universidad de Diseño, Innovación y Tecnología (Espanha). 

Inteligência Artificial Generativa: proposta para formação dos comunicadores sociais na Udelar. Profa. Dra. Letícia Gambetta – Docente da Universidade de la República (Uruguai). 

Oportunidades e Riscos da IA em Comunicação Organizacional – Profa. Dra. Carolina Frazon – Docente da ECA-USP.

Mediação Profa. Dra. Patrícia Borba – Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos da UFRN. 

05 de junho de 2024

Tecnologias Digitais, Sociedade e Racismo Algorítmico: Prof. Dr . Paulo Victor Melo – Prof. de Ciências da Comunicação da Universidade Europeia, Portugal. 

A vida em dados: dataficação na atualidade: Dra. Cida Ramos – Cicult UFRN. 

Colonialismo informacional e o audiovisual na cultura da convergência: Prof. Dr. Ruy Rocha – Pesquisador do Cicult e docente do DECOM-UFRN.