Foto: Divulgação

Por Rayane Fernandes


O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos (Tirésias) promove a 1ª Mostra de Filmes do Tirésias, com o tema Raça, Gênero e Sexualidade. A mostra é uma ação de extensão que visa debater questões relativas à diversidade sexual, de gênero, racial, refletindo sobre as vulnerabilidades e potencialidades que se configuram diante da combinação desses marcadores sociais da diferença.

Construída em diálogo com Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, essa atividade procura se somar nas reflexões a respeito das relações raciais e outras dinâmicas sociais que conformam a sociedade brasileira. Após cada exibição, ocorrerá um debate com convidadas/convidados. O evento é gratuito e acontecerá entre os dias 05 e 07 de novembro, a partir das 18:30, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCHLA).

Programação:

05/11: Paris is Burning, 1990, dir. Jennie Livingston – Auditório D CCHLA/UFRN

Paris Is Burning é um filme-documentário estadunidense de 1990 dirigido e escrito por Jennie Livingston e gravado em diferentes fases da década de 1980, que segue a comunidade LGBT na cidade de Nova Iorque.

  • Debate com: Frank Alexio

06/11: Pariah, 2011, dir. Dee Rees – Auditório D CCHLA/UFRN

O filme conta o drama da adolescente Alike. Enquanto amadurece, ela tem que decidir se deve expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm para ela.

  • Debate com: Rosy Nascimento A programação acontecerá de 04/11 a 07/11, às 18h30.

07/11: Línguas Desatadas, 1990, dir. Marlon T. Riggs – Auditório 1 DPP CCHLA/UFRN

O amor entre homens negros machões através de entrevistas, imagens de performances, cenas chocantes, críticas mordazes à homofobia em filmes negros ou apenas pessoas em close recitando poesia e contando suas vidas.

  • Debate com: Bruno F. Duarte

Os filmes exibidos foram selecionados a partir da Cine [Teca] Tirésias, projeto de extensão que, além de se constituir através da exibição e debate mensal dos filmes na UFRN, realiza levantamento e mapeamento de produção cinematográfica pertinente à discussão das questões de gênero e das sexualidades para diferentes setores da sociedade. Tal mapeamento, a ser disponibilizado a amplo público, resultará na produção de um banco de dados [uma Cineteca] com sugestões de filmes e indicações de debates a partir de cada uma das obras. Para saber mais desse projeto: https://bit.ly/2BOl9qt

Para mais informações sobre o evento, acesse as redes sociais do Tirésias Facebook | Instagram