Foto: Lucas Targino
Por: Lucas Targino e Giulya Borges
Na última segunda-feira (07), o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu o “ENADE 2022: UFRN/CCHLA EM AÇÃO”. O evento contou com mesas redondas e uma oficina de leitura e interpretação. A ação teve como objetivo a conscientização dos estudantes sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é realizado com estudantes do ensino superior. Na UFRN, 17 cursos ao todo participarão do exame, que ocorre no dia 27 de novembro.
ENADE 2022
O exame tem como finalidade a avaliação dos cursos do ensino superior e é obrigatório para alunos concluintes. O ciclo avaliativo do Enade é dividido em três partes e prevê que o exame seja aplicado em áreas diferentes todos os anos; portanto, ele ocorre trienalmente em cada curso de nível superior das instituições do país.
Sobre a obrigatoriedade do exame, o Prof. Fabiano Gomes, coordenador da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Acadêmica (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, afirma que o Enade “foi instituído por uma lei federal, a lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) de 2004, então todos os cursos de instituições privadas e públicas de ensino superior participam”.
CCHLA NO ENADE
Em 2022, os cursos de graduação do CCHLA que irão prestar o exame são os de Psicologia, Gestão de Políticas Públicas, Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
Na ação “ENADE 2022: UFRN/CCHLA EM AÇÃO”, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Enade, bem como aprender técnicas para ajudá-los na resolução das questões. Durante o período da manhã, mesas redondas com diversos convidados, entre eles coordenadores de cursos que obtiveram nota cinco (nota máxima) no Enade passado.
No período da tarde, professores do Departamento de Letras (LET) da UFRN ofertaram a oficina “FIQUE LIGADO: Estratégias de leitura e interpretação para o ENADE” sobre a importância de analisar as questões de uma forma geral e também nas entrelinhas do texto, saber priorizar e eliminar o que pode ou não ser importante para o assunto.
Para o João Batista, professor do LET, a ação “vai permitir um conjunto de reflexões para a condução de um olhar pensando na proficiência leitora e no acionamento de recursos que precisam ser considerados para o processo de avaliação das questões”. Célia Medeiros, também professora do LET, afirma que a oficina busca permitir que os estudantes tenham um resultado bom e qualitativo. “Estamos ofertando estratégias para que o estudante possa ler e interpretar melhor cada questão”, afirma. Durante a tarde também foram distribuídas camisetas, adesivos e caderno com algumas questões para análise.
Segundo a Sulemi Fabiano, professora e Assessora Acadêmica do CCHLA, a promoção de eventos para orientar e estimular alunos a se dedicarem ao Enade obteve bons resultados anteriormente. “Ano passado fizemos um evento desse porte para alunos de Letras e outros cursos como Geografia e História e tivemos bastante êxito. Inclusive, os cursos de Letras – Português e Inglês obtiveram 5 como resultado”.
De acordo com Maria das Graças Soares Rodrigues, professora e diretora do CCHLA, “O resultado da avaliação do Enade vai contribuir mais adiante com a avaliação da universidade. A UFRN vai se submeter a mais uma avaliação institucional do INEP […], então as avaliações externas contribuem para a posição da UFRN com relação à qualidade do ensino”.