Por: Vinicius Siqueira

Teve início nesta última sexta-feira (4) a 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, festival de cinema que acontece na cidade de São Miguel do Gostoso. Milhares de pessoas da cidade, do Rio Grande do Norte, do Brasil e do mundo se encontram nesse belo município para reverenciar o cinema brasileiro em sua mais plena essência. A Fotec esteve presente no festival e conversou com alguns alunos dos cursos de comunicação da UFRN sobre o festival e a importância do fomento no campo da comunicação dentro do estado.

Marte Um (2022), de Gabriel Martins, foi a obra escolhida para abrir o festival. (imagem: Vinicius Siqueira)

Mateus Barbosa (20), estudante de Audiovisual, comentou sobre a Mostra: “O festival foi incrível, e ele é importante tanto para me inspirar como estudante, quanto para me apresentar novas referências e estilos distintos que constroem o meu repertório. Com certeza pretendo voltar ano que vem.”

Vitor Nogueira (22), também estudante de Audiovisual, deu seu depoimento: “A Mostra de Cinema de Gostoso tem se superado pra mim no quesito qualidade. Fui nas edições de 2019, 2021 e 2022 e, ao meu ver, a produção está sempre melhor e mais acessível ao grande público – o que é muito importante quando a gente pensa em como festivais assim deveriam atingir mais pessoas. Acredito que a edição desse ano foi a que eu mais vi pessoas transitando por lá, algo que gosto muito de ver. É uma ideia linda e que deve ser mais reconhecida.”

Richardson Souza (22), estudante de Jornalismo, contou como foi sua primeira experiência no festival: “Superou minhas expectativas. A estrutura é muito boa e a curadoria dos filmes também. Não conheço outro evento com a mesma proposta e acho muito interessante que seja aberto ao público geral. A população da cidade, com certeza, não teria oportunidade de estar numa sala de cinema tradicional porque elas estão concentradas na capital. Além disso é uma forma bem legal de incentivar o turismo na região e a produção artística local. Acho que a Mostra de Cinema de Gostoso têm potencial pra crescer cada vez mais. Espero que as próximas edições recebam ainda mais investimentos pra firmar o evento no cenário nacional, até internacional. Com certeza volto nos próximos anos”, finalizou.

Filmes de diferentes lugares do Brasil, como o do interior paulista Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro, fazem parte da Mostra. (imagem: Vinicius Siqueira)

A Mostra de Cinema de Gostoso tem seu encerramento nesta terça (08), com a premiação dos filmes que concorreram na Mostra Competitiva e a sessão especial com o longa Mato Seco em Chamas (2022), de Adirley Queiroz e Joana Pimenta.