Foto: Reprodução/UFRN na prevenção do suicídio

Por: Vini Leão

Desde o dia 4 de setembro, primeira quarta-feira do mês, até o dia 02 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará a terceira edição da campanha “UFRN na prevenção do suicídio”. A ação faz parte do movimento de conscientização nacional sobre saúde mental individual e coletiva intitulada “Setembro Amarelo”.

O importante evento é gerenciado pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), órgão suplementar da UFRN vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA e por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante (CASE), pertencente à PROAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

A psicóloga da PROAE, Cíntia Guedes, relata que a campanha além de desmistificar e alertar sobre situações de risco, também “cria espaço de acolhimento para que os alunos tenham acesso a profissionais especializados para que possam falar sobre o que estão sentindo, como estão vivendo a universidade”, pois é preciso priorizar a integridade psicológica no meio acadêmico.

Buscando esclarecer o público, principalmente os integrantes da UFRN, sobre o tema delicado que envolve diversos tabus e paradigmas, as metodologias de diálogos abrange práxis como rodas de debate, mesas-redondas, oficinas temáticas, exibição de filmes, além da prática de meditação e plantão de apoio psicológico.

Na imagem abaixo segue toda a programação:

Evento acontece em apoio ao movimento de conscientização nacional “Setembro Amarelo” sobre saúde mental que ocorre nacionalmente desde 2015.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, nas vésperas do Dia de Prevenção ao Suicídio, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. O problema se constitui como a segunda maior causa de morte entre pessoas jovens, na faixa etária dos 15 a 29 anos de idade.

No Brasil, também de acordo com dados da OMS, em 2018, o país tem um número equivalente à prática de suicídio a cada 45 minutos. O índice também se concentra em sua maioria em casos de jovens.

O número preocupante de suicídio na juventude pode ser explicado em razão de diversas causas. Entre elas, merece destaque o sofrimento de adolescentes em decorrência de bullying e cyberbullying, inclusive, praticado nas escolas, universidades e espaços de convivência; problemas familiares; falta de perspectiva na vida; e abuso físico ou emocional.

É de extrema importância que as instituições sociais tenham comprometimento com a causa e a campanha de prevenção ao suicídio, mobilizando forças e a sociedade civil em prol do movimento.

As inscrições para a “UFRN na prevenção do suicídio” possuem um número limitado para quem desejar participar e já se encontra disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Outras possíveis dúvidas podem ser respondidas pelos e-mails ‘setembroamarelosepa@gmail.com’ e ‘psicologiaproae@gmail.com’ e, também, por meio do Instagram @caseufrn.