(Foto: Reprodução)

Por Mycleison Costa

Acontece hoje (6), das 13h às 17h, no auditório I do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN), o lançamento da terceira edição da revista-laboratório TABU. A revista é desenvolvida como trabalho final pelos alunos da disciplina Laboratório de Planejamento e Pesquisa em Jornalismo, neste semestre ministrada pela professora doutora Janaina Barcelos. O evento de lançamento contará com a presença de alguns convidados que discorrerão sobre os temas elencados nesta edição.

A Revista TABU caracteriza-se como um projeto que visa dar voz as camadas sociais historicamente silenciadas, oferecendo um amplo espaço para que temas marginalizados, muitas vezes considerados proibidos na mídia tradicional, possuam determinada visibilidade. Segundo seus organizadores, a revista “busca ser um espaço em que a defesa da democracia e dos interesses coletivos seja a principal pauta de discussão e foco da abordagem jornalística”.

Nesta terceira edição, a TABU estará dividida em quatro editorias: Periferia, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cultura. Matérias sobre feminicídio, mobilidade urbana excludente, casamento homoafetivo, adoção do ensino indígena em uma escola na cidade de Macaíba/RN e o descaso com o patrimônio cultural de Natal, preencherão as páginas da revista que busca quebrar paradigmas.

A mesa redonda que ocorrerá durante o evento de lançamento contará com a presença da pedagoga Udymar Pessoa Dantas Cardoso, que falará sobre “Feminismo, pioneirismo e protagonismo no RN”; do militante da causa LGBT+, Ysmael Rabino Marrocos Ventura Sousa; e do cacique Potiguara da comunidade Catu, José Luiz Soares – o Luiz Catu -, professor de Etno-História em Canguaretama e Goianinha, líder da luta pela criação da primeira escola indígena do RN e pelo cumprimento do currículo específico.

O lançamento é aberto ao público e todos aqueles que desejarem participar devem realizar as inscrições via SIGAA. A atividade está cadastrada no campo “Projetos de Extensão”. A participação é gratuita e possui vagas limitadas.


Confira a programação:

13h – Recepção dos participantes no Auditório I do DECOM;

13h10min – Apresentação da Revista e da Equipe de Produção;

13h30min – Mesa Redonda: Diálogos sobre a violência contra a mulher, causas LGBT+ e dos povos indígenas potiguares;

16h – Debate;

16h30min – Encerramento;

16h30min às 17h – Café de confraternização.


A segunda edição da Revista TABU, desenvolvida no semestre passado, está disponível na plataforma digital ISSUU e pode ser acessada através deste link.