Por Marina Lopes

Com o intuito de promover a conscientização a respeito da Doença de Parkinson,  os alunos de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) trazem para a Cientec nesta sexta-feira (29) a  exposição “Vivenciando o mundo da Doença de Parkinson”.

O projeto começou em setembro de 2016, e vem há dois anos ajudando diversos pacientes diagnosticados com a doença. A iniciativa, que acontece no Departamento de Fisioterapia, nasceu a partir de um projeto de pesquisa e atualmente está com dezesseis pacientes, promove principalmente a interação social entre eles.  

“Criamos esse projeto de extensão para podermos continuar dando acompanhamento aos pacientes, que já faziam tratamento no trabalho de pesquisa. Também queríamos dar oportunidades a eles de terem um apoio em grupo, no qual poderiam trocar experiências com outros pacientes”, conta Aline Alves, 23, aluna de Fisioterapia.

Os visitantes do estande são recepcionados, de início, com um pequeno resumo do que se trata a Doença de Parkinson e sobre o que é desenvolvido com os pacientes no projeto. Logo após essa apresentação inicial, as pessoas são convidadas a experimentarem um circuito que apresenta situações que uma pessoa com a doença passa diariamente: dificuldade de equilíbrio, tremor nas mãos  e peso maior nas pernas. Por último, a pessoa também pode participar de um jogo de Mito ou Verdade, para testar seus conhecimentos relacionados à doença.

Para a estudante de Fisioterapia,  a Cientec tem uma enorme importância para o projeto, por ajudar na divulgação e conscientização da doença. “Por meio da feira, a divulgação do projeto e a conscientização sobre a doença consegue se expandir. Conseguimos contar um pouco mais sobre a doença de Parkinson e sobre nossas experiências e as dos pacientes. Se cada visitante sair daqui sabendo o que é essa doença, e que o paciente, apesar de estar com a funcionalidade diminuída, não precisa ficar em casa ou ser isolado socialmente, já nos sentiremos realizados”, afirma  Aline.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson(DP) é uma doença neurológica e crônica, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. É caracterizada pelo tremor quando os músculos estão em repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial, acima de 65 anos, apresenta a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil sofrem com a DP.

O projeto atende à comunidade e, para ser beneficiado, basta entrar em contato através do telefone ou email, e entrar na lista de espera.

Contato
Email: camilapegado94@gmail.com