Foto: Sthefanny Ariane
A loja exibe obras da artista potiguar Ana Selma Galvão

 

Por Ricarla Nobre

Em meio a cultura social de insegurança na capital potiguar, é muito difícil encontrar comerciantes que fujam das normas e medidas tradicionais de segurança. É nesse cenário que a artista Mossorense, Ana Selma Galvão, 51, ganha destaque com suas obras e inovação. Em um simples passeio pelo Praia Shopping, as obras da artista chamam a atenção de vários consumidores, moradores e turistas em Natal, ao serem colocadas à venda em uma loja sem vendedores.

Além de todo estímulo visual na fachada do estabelecimento, proveniente da diversidade de cores, tamanhos e formatos das obras expostas, a ausência de vendedores chama muito à atenção dos curiosos. “Entrei na loja e fiquei encantada com a iniciativa e a confiança nas pessoas, nunca tinha visto algo assim”, disse a estudante de 22 anos, Sthefanny Ariane. A artista também realiza seu trabalho com material reciclado e tenta transmitir mensagens de positividade e consciência ambiental por meio das suas obras. “Eu considero a loja impactante. Não pensei que as pessoas fossem gostar tanto, e para mim foi muito fácil por que confio nas pessoas e o resultado dessa confiança é muito positivo”, afirma Ana.

Para efetuar uma compra, o cliente deve escolher entre os produtos disponíveis na loja, checar o preço – disponível em etiqueta, e depois colocar o valor simbólico em um envelope, o depositando em uma urna ao final do processo. Tudo isso é bem sinalizado em um passo-a-passo fixado nas paredes do estabelecimento para que os possíveis clientes não fiquem confusos. Segundo Ana, o resultado tem sido positivo e o arrecadamento tem uma perda de apenas 5%, que para ela não apresenta prejuízos em nenhuma hipótese, estes ficariam à critério daqueles que fossem desonestos e não efetuassem o pagamento com consciência.

A artista potiguar conta que tudo começou quando produziu uma homenagem para o dia das mães, com o reconhecimento do seu trabalho e as demandas, ela viu uma oportunidade de concretizar sua ideia. “Eu produzi algumas obras, em homenagem ao dia das mães, e as coloquei em uma vitrine. Alguns dias depois, as pessoas começaram a procurar o segurança do shopping para compra-las. Eu tinha trabalhado muito e não poderia estar lá toda hora, então já pensei nessa ideia de loja sem vendedores, e o shopping me convidou a colocar isso em prática”, conta.

Trabalho

As obras estão à venda há mais de um ano e é a primeira vez que esse projeto foi colocado em prática. As inspirações são em artistas potiguares como Carlos Sergio borges e Iaperí Araújo. Sendo feito com materiais recicláveis, o trabalho ganha vida em uma parceria de Ana Gusmão, com sua filha, engenheira de materiais e um artesão que completa a formação da equipe.

Gusmão ressalta a unicidade da loja: “só posso ter essa loja para mantê-la como está. Com essa rotatividade grande, eu não quero ter outra, pois iria perder o conceito da primeira como sendo 100% artesanal”. A artista ressalta que para quem quer empreender e ser artista no Rio Grande do Norte é necessário ser proativo. “O que você quiser ser você precisa buscar, eu saio para buscar, levar, ensinar e eu quero criar mais, passar mais a cada dia a mais. Criei vários projetos em Natal, no interior e fora do país, levando nossa cultura para fora”, conclui.

Para conhecer mais sobre Ana e seu trabalho artístico, é só acessar suas redes sociais.