Equipe da categoria sub-16 / Foto: Raphael Oliveira

Por: Antônio Henrique Augusto

Localizada no bairro Planalto, na zona oeste de Natal, a VR10 foi fundada em 2018 pelo ex-atleta de base, formado em Educação Física, Vagner Ricardo. O fundador possui passagens pela base de clubes como Central Sport Club e Porto de Caruaru. Hoje, aos 46 anos, atua como técnico, sendo um dos pioneiros no fut-7 de base no Rio Grande do Norte. O time teve início por um projeto pessoal do treinador, no qual visava destinar 20% das vagas a atletas com bolsas integrais. A proposta busca promover a inclusão e garantir que jovens talentos tenham acesso ao esporte, independentemente de sua situação financeira.

 A equipe possui histórico de disputa por títulos: somente em 2024, foi campeã estadual em duas categorias, sub-13 e sub-15, além de ser o time com maior número de premiações individuais no campeonato, garantindo 8 prêmios. Na Copa do Brasil, levou a maior delegação do país, com 4 categorias (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), e foi a equipe recordista em número de jogadores convocados à Seleção Brasileira, com 11 atletas. 

Entretanto, não é fácil se manter sempre no topo. Situada em uma região periférica, a equipe sofre com algumas situações devido a questões socioeconômicas de seus jogadores, que influenciam diretamente na qualidade de vida deles. “Alguns enfrentam dificuldades financeiras que impactam na alimentação e presença diária nos treinos, gerando desvantagens competitivas em relação a equipes com melhor estrutura. O maior desafio é manter um alto nível, mesmo com as dificuldades sociais”, diz o professor e auxiliar técnico da VR10, Vitor Freire.

Delegação da VR10 Academy na Copa do Brasil / Foto: Mircia Boto

Fora dos campos, o time se destaca como uma referência em contribuições sociais nas comunidades locais. A cada seis meses é realizada uma seletiva, onde atletas com idades entre 9 e 17 anos têm a oportunidade de demonstrar seu talento e, assim, ingressar na equipe. Essa iniciativa oferece bolsas que podem chegar a 100% de desconto na mensalidade, permitindo que mais jovens ingressem ao esporte.

Em janeiro deste ano, cerca de 150 atletas participaram da chamada “peneira” da VR10, um número considerado recorde para uma equipe de fut-7 no Rio Grande do Norte. Para participar do processo seletivo, os atletas devem trazer 1 kg de alimento não perecível, apresentar o RG e comprovar que são alunos de escolas públicas e de baixa renda. Essa abordagem não apenas promove a inclusão social, mas também reforça o compromisso do time com a comunidade, proporcionando oportunidades valiosas para os jovens talentos da periferia.

Categoria sub-11 comemorando o vice campeonato na Copa do Brasil / Foto: Mircia Boto

A equipe está determinada a se transformar em um projeto social até 2025, destacando essa meta como sua principal prioridade. Vagner Ricardo, idealizador desta iniciativa, reconhece os desafios enfrentados em relação à aprovação do projeto mas mantém a esperança. O projeto, segundo ele, já está encaminhado, indicando o compromisso com um planejamento sólido e uma visão clara para o futuro. A equipe continua trabalhando arduamente para que essa transformação se concretize, desta maneira, almejando o impacto positivo que poderão ter na comunidade.

Para mais informações da equipe, entrar em contato com a diretora Mircia Boto ‪pelo telefone (84) 98737‑0131‬.