Por Leonardo de Oliveira e Luanne Maria
Na noite desta quinta-feira (02), foi exibido o filme “O cão que Ladra Não Morde” do diretor coreano Bong Joon-Ho, no Auditório 1 do Departamento de Comunicação Social da UFRN. A iniciativa foi feita pelos alunos do curso de Audiovisual, que compõem o Cineclube Porta Maré.
Esta exibição faz parte da amostra “Sintomas Cômicos”, que discute a utilização da comicidade nos filmes dos diretores Bong Joon-Ho e Pedro Almodóvar, como ferramenta para questionar narrativas dominantes.

O aluno de Audiovisual, Gabriel Costa, explica que um cineclube é um espaço de promoção do debate crítico sobre o cinema e a acessibilidade. “A gente está em um curso sobre comunicação, então é mais do que válido debatermos criticamente sobre filmes e que exista esse momento que mantém os filmes vivos”, adiciona o estudante.
Gabriel revela que o documentário “Porta Amarela: O Cineclube dos anos 90”, serviu de inspiração para idealizar esta ação. O documentário retrata o cineclube que o diretor Bong Joon-Ho integrava junto aos seus amigos enquanto estudante.

“Para o fazer artístico é preciso criar um repertório de filmes e outras artes, e também um entendimento coletivo de como é feito o cinema, além de conhecer outras formas de fazê-lo.” Afirma Manassés Lopes, para justificar a criação de um cineclube.