Por Kethelly Lopes e Lucas Batista
O filme “O Agente Secreto”, foi selecionado pela Academia Brasileira de Letras para disputar uma vaga no Oscar 2026. A ambiciosa escolha de representar o país na premiação, é fortalecida pelo reconhecimento internacional que o longa já conquistou e valoriza o Nordeste ao contar com a participação de três artistas potiguares no elenco: Tânia Maria, Kaiony Venâncio e Alice Carvalho. O longa é dirigido por Kleber Mendonça Filho e está cogitado na categoria de Melhor Filme Internacional com a estreia nas salas de cinema brasileiras previstas para 6 de novembro de 2025.
A narrativa do filme se desenvolve em Recife, transportando o público para a década de 1970, em um Brasil marcado pela Ditadura Militar. Neste cenário tenso, o longa retrata a trajetória de um professor universitário (Marcelo), vivido por Wagner Moura, que volta ao Recife para reencontrar seu filho.
Entre os atores que compõem o elenco do filme, Tânia Maria (natural de Parelhas) interpreta Dona Sebastiana, uma mulher cuja função é organizar um refúgio para pessoas que precisam se esconder das autoridades, e que acaba abrigando o personagem principal Marcelo. Kaiony Venâncio, de Natal, assume o papel de Vilmar, um assassino de aluguel. Por fim, Alice Carvalho, também natalense, interpreta a esposa do protagonista.

Tânia Maria, artesã, de 78 anos, é destaque no filme e tem sido apontada por revistas internacionais como um nome possível na categoria de melhor atriz coadjuvante, apontamento esse que causou estranhamento para atriz que confessou não conhecer a premiação.
“Fiquei tão feliz quando fui convidada e fiz tudo para agradar. A Dona Sebastiana foi um prazer na minha vida, e gravar com Wagner Moura não tem comparação. Eu ainda sou artesã, fabrico conjunto de banheiro e tapete reciclando tecido de sofá. Levei um kit de banheiro para o Wagner. Ele é amor, ele me ensinou muito. Ele me ensinou que se a gente errar uma cena, não é pra parar. Continua, aí que vem atrás fecha porteira.”, diz a atriz em entrevista para o jornal O Globo.
Kaiony Venâncio

Mais um ator potiguar com papel destacada no produção é Kaiony Venâncio, de 45 anos, que faz o papel de Vilmar, um assassino de aluguel.
O natalense começou no teatro, aos 29 anos de idade, mas somente dois anos depois fez seu primeiro filme. Além da atuação, trabalha como diretor, roteirista, dublador e preparador de elenco.
“A gente ter a possibilidade de ser indicado ao Oscar em mais de uma categoria e ver o rosto de três potiguares lá, ouvir nosso sotaque, não dá nem para explicar, porque é indescritível”, diz Kaiony.
“Eu espero muito que o nosso estado, o Rio Grande do Norte, nossa cidade Natal, tenha um olhar mais acolhedor para nós artistas. Eu peço que a gente faça como os outros estados, que olham para seus artistas como produtos, como marcas do seu próprio estado. Nós somos a marca potiguar lá fora”, declara o ator.
Alice Carvalho

Alice é natalense, 28 anos, e faz o papel de Fátima, esposa de Marcelo (Wagner Moura). A atriz se tornou conhecida nacionalmente por dar vida a personagens como Joana na novela Renascer, da Rede Globo.
“Recebemos a indicação com muita alegria e pé no chão, porque é uma responsabilidade grande representar nosso país e a gente ainda tem uma caminhada muito grande pela frente. Daqui até março é muito chão e a gente vai precisar bastante do apoio de todo mundo”, esclarece a atriz.