Por Sthela Evaristo
Dentro da proposta de internacionalização do Programa Trilhas Potiguares, cuja missão de cooperação acontecerá pela segunda vez na primeira semana de setembro, o Projeto Comtrilhas, do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFRN, vem promovendo antecipadamente – de forma remota – o intercâmbio de conhecimentos em práticas jornalísticas com professores e estudantes da Universidade Eduardo Mondlane e da Universidade Save, ambas de Moçambique.
O projeto de extensão Comtrilhas dará um significativo passo em sua trajetória ao longo dos seus 16 anos de existência, ao participar pela primeira vez de uma edição do Programa Trilhas Potiguares Internacional, graças ao apoio da UFRN, PROEX, Programa Trilhas Potiguares e CCHLA.

As ações internacionais do Trilhas Potiguares já começaram, marcadas por uma série reuniões de planejamento de oficinas virtuais referentes ao ensino e a produção de conteúdo em comunicação, ministradas por docentes e bolsistas brasileiros para a comunidades acadêmicas de universidades em Moçambique. Entre as duas equipes, a brasileira e a moçambicana, totalizando 50 pessoas, sendo 25 de cada nacionalidade. Do Brasil constam a UFRN, a UFPE e a UESC/BA.
A iniciativa tem como objetivo principal compartilhar metodologias e práticas jornalísticas, fortalecendo a cooperação internacional e o intercâmbio cultural entre Brasil e Moçambique, com a proposta de criar agências de comunicação experimental nessas Universidades.
A programação de oficinas foi iniciada na última quinzena de agosto, abordando diversas linguagens da comunicação, como Oficina de Pauta e Gênero Jornalístico, ministrada pelo bolsista Leonardo Carvalho; Oficina de Linguagem e Fotografia, conduzida pelo bolsista Luiz Felipe Nascimento, Oficina de Linguagem em Vídeo, ministrada pelo prof. Dr. Itamar Nobre; Oficina de edição de vídeo, ministrada pela bolsista Rute de Souza, fechando este primeiro ciclo de capacitações.

As atividades consistiram em reuniões pedagógicas que visam alinhar as práticas de ensino e produção de conteúdo, criando uma rede de conhecimento colaborativo. O projeto Comtrilhas, conhecido por atuar no ambiente potiguar desde 2009 sob orientação do prof. Dr. Itamar Nobre, expande assim as suas fronteiras, levando a educação e ao mesmo tempo aprendendo com a realidade moçambicana, em um exercício de cidadania, emancipação social no campo da extensão universitária.
A expectativa é que novas fases do projeto sejam realizadas, aprofundando a parceria e abrindo portas para mais intercâmbios acadêmicos e culturais entre as instituições envolvidas.