Prod. ZIlmar Costa apresenta a pesquisa "Arquitetônica da complexidade: um estudo sobre a problemática contemporânea do cancelamento de enunciados organizacionais". Foto: Ana Beatriz

Por Lucas Targino e Felipe Ribeiro

O segundo dia de evento deu continuidade às mesas de debate de docentes da área da publicidade. Ao todo, quatro mesas discutiram temas como saúde, consumo consciente, educação midiática, gênero e diversidade, política e ideologia, ética, inteligência artificial, entre outros.

Durante a manhã, os auditórios 1 e 2 do Departamento de Comunicação (Decom) receberam as mesas “Educação, saúde e publicidade social”; “Territorialidades, ancestralidades e interculturalidades”; Gênero, diversidade e publicidade” e “Política, ideologia e propaganda”.

Na mesa “Educação, saúde e publicidade social”, realizada no Auditório 1, pesquisadoras e pesquisadores apresentaram projetos e pesquisas que dialogam com os temas. Entre eles, a doutoranda e fotógrafa Elisa Elsie (UFRN), orientada pela pela Profa. Dra. Maria Ângela Pavan (UFRN), refletiu sobre a representação da mulher lactante nas artes visuais e publicidade. Para Elisa, a fotografia pode (e deve) ressignificar a visão sobre esse grupo, já que se trata de uma linguagem visual que “esboça um salto estético e possibilita a partilha de experiência e a hibridização com a arte”.

Elisa Elsie e Maria Ângela Pavan. Foto: Leonardo Oliveira

A tarde foi a vez das mesas “Ética, Etarismo e Empreendedorismo em Publicidade”; “Teorias e Metodologias da Publicidade”; “Marcas, consumo e cultura contemporânea” e “Inteligência Artificial, Conectividade e Publicidade”. Em uma das discussões levantadas na primeira mesa, a docente Christiane Mafacioli Carvalho (PUCRS) apresentou sua pesquisa, que trata da representação de pessoas idosas em publicidades. Em dois anúncios exibidos pela pesquisadora, ela constata que há uma construção “em torno da naturalização cotidiana das pessoas idosas […] gerando um efeito de sentido de inclusão”. Embora isso ocorra, ainda há reprodução de estereótipos.

Christiane Mafacioli Carvalho trouxe sua pesquisa sobre idadismo na publicidade. Foto: Lucas Targino

Na palestra intitulada “Potencialidades e reflexões sobre sinais de variabilidade da frequência cardíaca na propaganda”, o professor Diogo Kawano (IFSuldeMinas) abordou como o estudo das frequências cardíacas impacta o conhecimento e a análise da publicidade, examinando respostas emocionais provocadas por comerciais de TV e o impacto da emoção na lembrança de marcas em advergames — jogos eletrônicos criados com a intenção de promover produtos.

O XV PropesqPP vai até amanhã (16), com apresentação de grupos de trabalho!

LISTA COMPLETA DE MESAS E PALESTRAS – DIA 15/05

Mesa Educação, saúde e publicidade social

Sandro Tôrres de Azevedo – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artifícios retóricos no circuito publicitário da saúde suplementar: apagamentos do SUS e euforização das desigualdades no Brasil

Patrícia Gonçalves Saldanha – PPGMC-UFF
Plataforma Saúdes Raras: uma força da voz popular contra a sentença de morte e a favor da vida

Juciano de Sousa Lacerda – PPgEM/UFRN
UX/UI design em plataformas de educação permanente em saúde: proposta de análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS – AVASUS

Elisa Elsie e Maria Angela Pavan – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
NOVO REPERTÓRIO VISUAL SOBRE A AMAMENTAÇÃO: consumo e
representação da imagem da mulher lactante

Luiz Fernando Dal Pian – Decom/UFRN
Alfabetização Midiática Publicitária para o Consumo (mais) Consciente no Âmbito Alimentar

Mesa Territorialidades, ancestralidades e interculturalidade

Luiz LZ Cezar Silva dos Santos – Universidade Federal do Pará (UFPA)
A Castanha do Pará como marca da publi-CIDADE do Pará e a COP30

Luciana Vitório – IFRR
A centralidade das vozes originárias nas práticas turísticas em comunidades: o conhecimento Makuxi na comunidade Maikan Pisi’, Roraima

Aly David Arturo Yamall Orellana – Pesquisador Educação Escolar Indígena
Povos indígenas: demarcando territórios nas redes sociais e o seu caráter pedagógico intercultural

Pablo Moreno Fernandes – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
O Dia da Consciência Negra na Comunicação de marcas: 2023-2024

Mesa Gênero, diversidade e publicidade

André Iribure Rodrigues e Vitor Pasquali Coelho – UFRGS, Porto Alegre, Brasil
A Repercussão no Instagram da campanha Prident Boca é Boca do anunciante Trident no mês do orgulho LGBTQIA+ 2024

Laura Wottrich – DCC/UFSM/Brasil; PPGCOM/UFRGS/Brasil
Mapeamento das demandas sociais pela igualdade de gênero na comunicação publicitária brasileira (2016 – 2025): um segundo movimento de pesquisa

Mayara Fonseca Guimarães – IFPB
Consumo contemporâneo no Instagram: estratégias publicitárias de influenciadoras digitais do segmento de moda e beleza

Fernanda Sagrilo Andres e Juliana Petermann – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS
PLURAIS: criatividade e sentidos da DE & I na comunicação

Mesa Política, ideologia e Propaganda

Fernando R. Contreras e Pedro A. Hellín – Universidad de Sevilla / Universidad de Murcia
El régimen escópico de la publicidad durante la dictadura militar en Brasil (1964-1985)

Izabela Domingues – Universidade Federal de Pernambuco
Publicidade sem cara de publicidade em guerras que não têm cara de guerras: publicidade híbrida e publicidade de controle como os pilares das guerras híbridas
Guilherme Nery Atem – UFF
Ideologia nos discursos de ódio: a (nova?) lógica da propaganda política

Lívia Silva de Souza – Universidade Federal do Espírito Santo
Entre o mar e o pó: signos da sustentabilidade na propaganda eleitoral em Vitória – ES

Aryovaldo de Castro Azevedo Jr. – UFPR Neopopulismos e o uso da propaganda

Ética, Etarismo e Empreendedorismo em Publicidade

Christiane Mafacioli Carvalho – PUCRS
Temas sociais sensíveis no discurso publicitário: um olhar sobre o idadismo

Fábio Hansen (UFPA)/ Janderle Rabaiolli (UFSM) / Mariângela Machado Toaldo (UFRGS)
O processo de tomada de decisão ética de quem faz a publicidade: observações a partir do Opetic

Rafael Foletto – UFSM
Publicidade e idosos: análise de investigações brasileiras produzidas entre 2020 – 2024

Ronaldo Mendes Neves – Decom/UFRN
EXIBECOM 15 ANOS – Exibição de Empreendedores em Comunicação

Teorias e Metodologias da Publicidade

Bruno Pompeu – USP
As bets e a propaganda das bets: sobre as contribuições da teoria da publicidade nos desafios complexos da contemporaneidade

Eneus Trindade – USP
Semiopragmática e espaços da recepção nas interações entre marcas e consumidores: imaginários dos consumos de públicos periféricos ou minorizados e algumas noções teórico-metodológicas

Clotilde Perez – USP
Há um kitsch brasileiro? Reflexões a partir da arte, da publicidade e do consumo

Diogo Rógora Kawano – IF SUL DE MINAS
Potencialidades e reflexões sobre sinais de variabilidade de frequência cardíaca (VFC) na propaganda: uma revisão bibliométrica

Marcas, consumo e cultura contemporânea

Silvio Koiti Sato – ECA-USP
CULTURA PROMOCIONAL EM TEMPOS ALGORÍTMICOS: ENTRE A EXPERIÊNCIA E A RESPONSABILIDADE

Rogério Covaleski – UFPE
Entre a militância corporativa e o exibicionismo moral: uma análise crítica do uso da sinalização de virtude na publicidade contemporânea

Breno da Silva Carvalho – DECOM e PPgEM/UFRN
Divulgação científica em cultura: delimitando os interesses da prática publicitária

Zilmar Costa – Decom/UFRN
Arquitetônica da complexidade: um estudo sobre a problemática contemporânea do cancelamento de enunciados organizacionais

Luís Roberto Rossi Del Carratore – UFRN
Extensões de linha e de marca: aspectos teóricos e práticos sobre os limites dessa decisão estratégica

Inteligência Artificial, Conectividade e Publicidade

Maria Alice de Faria Nogueira (UFRJ) /Sandro Tôrres de Azevedo (UFRJ) / Silvia Espinosa-Mirabet (UdG)/ Mònica Puntí-Brun (UdG) /Jordi Serra (UdG) / Ramón Martin-Guart (UdG)
O uso de IA generativa em sala de aula: uma mudança de paradigma no ensino superior em Publicidade e Propaganda

Janderle Rabaiolli e Rodrigo Stéfani Correa – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Eficiência publicitária em modelos de análise na perspectiva da publicidade conectiva

Maria Cristina Dias Alves – GESC3 USP | ESPM
Inteligência artificial e os impactos da mediação algorítmica na contratação de profissionais em agências de publicidade e propaganda

Lilian Carla Muneiro – PpgEM/UFRN
Estética do liso, publicidade e Inteligência Artificial