Anúncio da apresentação do Choro do Caçuá / Divulgação

Por Fabrício Montenegro

Acontece neste sábado (02), no Centro Histórico do Natal, uma apresentação do grupo “Choro do Caçuá” em homenagem ao artista potiguar Tico da Costa. O evento ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, às 10h, na praça Padre João Maria, na Cidade Alta e toda programação é gratuita e aberta ao público. 

O grupo responsável por levar essa melodia às ruas é uma iniciativa do compositor e educador Carlos Zens. O músico revelou em entrevista ao canal do YouTube “Coletivo Foque” que a princípio as reuniões musicais foram idealizadas simplesmente para praticar o “choro”, tendo contato com a população que transita e mora na área – e, assim, por haver também maior exigência dos músicos do que praticar e ensaiar num local fechado e isolado. 

Carlos Zens, idealizador do Choro do Caçuá, tocando flauta transversal / Foto: Franklin Levy Carvalho

Reforçar e valorizar a ideia de manter uma proximidade com as ruas, com a população e com os apreciadores da música é o objetivo do projeto.  “O choro representa muito essa manifestação de rua, e a gente traz muitos amantes do choro, não estamos convidando virtuosos para tocar, queremos que se juntem amadores”, diz Zens ao “Coletivo Foque”. 

Aprovado até mesmo pelo renomado cantor Flávio José, que comentou no Instagram do grupo: “isso é um espetáculo”, o Choro do Caçuá leva ao Centro Histórico da cidade, que carece de eventos, a valorização de um dos principais estilos musicais brasileiros, atraindo apreciadores da música e quem transita no local.

Grupo Choro do Caçuá se apresenta abertamente ao público na praça Padre João Maria / Foto: Franklin Levy Carvalho

A apresentação do sábado será um tributo ao saudoso cantor potiguar Tico da Costa, importante difusor da Música Popular Brasileira nos Estados Unidos e na Europa, difundindo também o nome do Brasil e do Rio Grande do Norte no exterior.