Por Ana Beatriz, Arthur Queiroz e Lucas Targino
Na manhã desta quarta-feira, 08, O Congresso Regional Intercom Nordeste 2024 teve seu início. O evento é sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Departamento de Comunicação (Decom). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório Otto Brito de Guerra, localizado na Reitoria da UFRN.
Para o início da ocasião, uma apresentação cultural realizada pelo Quinteto Tabilo (Escola de Música da UFRN) foi aplaudida de pé, com músicas contemporâneas e regionais. Coldplay, Alceu Valença, Raimundo Fagner, dentre outros artistas foram homenageados.
Posteriormente, uma sessão de agradecimentos foi feita para o painel de abertura ter início. Mediado pela professora Emanuele de Freitas, o tema “Os impactos da IA e das tecnologias algorítmicas na comunicação” foi discutido pela professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Fernanda Carrera e pelo pesquisador do PPGCOM da UFPE e MediaLab da UFRJ, Paulo Faltay.
A professora Fernanda Carrera abordou temas pertinentes sobre as problemáticas raciais em sua apresentação sobre Branquitude Algorítmica, discorrendo sobre o viés racial de tecnologias contemporâneas. A docente debateu sobre a forma com que algoritmos beneficiam pessoas brancas. Segundo Fernanda essas tecnologias não “cometem erros”, mas sim reproduzem preconceitos já presentes na sociedade. “Se o comando é branco, o resultado vai ser branco, se o comando é masculino, o resultado é masculino, se o comando é cis-hétero, o resultado é cis-hétero”, finalizou.
Em seguida, o pesquisador Paulo Faltay, dissertou sobre os impactos da comunicação diante do desenvolvimento da inteligência artificial na atualidade, destacando como a normatização presente nas IAs contribui para a consolidação de sistemas controversos, como os apresentados por Fernanda anteriormente. Consequentemente, esse cenário resulta na ampliação de discriminações existentes, de acordo com o pesquisador.
Nesta edição, o congresso recebeu 1.343 inscritos, dentre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de comunicação. Além disso, houveram 418 trabalhos selecionados para o Expocom e 384 resumos expandidos, que serão apresentados em 16 grupos de trabalho, Fórum Ensicom, Jornada de Extensão e Amostra de Oportunidades.
O Intercom Nordeste 2024 segue sua programação pela tarde com as apresentações de trabalhos para o Expocom, das 14h às 17h. Além disso, o congresso se estende até sexta-feira, 10, com as outras diversas atividades.
Para ter acesso a programação completa e acompanhar os detalhes do evento, acesse o instagram oficial do congresso e da Fotec: @intercomnordeste @fotec