Por: Lucas Targino

A qualificação “Vamos Fazer Um Filme e Exibir!” tem como objetivo oferecer uma formação audiovisual abrangente e acessível. Idealizado e ministrado por Renata Pyrrho, produtora cultural e mestre em comunicação, o curso tem início no dia 1 de abril e durará o mês inteiro. Os encontros ocorrem na modalidade remota, nas segundas e quartas, às 19h. As inscrições são realizadas pela plataforma Sympla e são gratuitas. 

A formação aborda todas as etapas da produção audiovisual, desde o roteiro até a promoção do produto finalizado. Além da esfera técnica, o curso abordará questões éticas, destacando a exploração das relações étnico-raciais, gênero e cinema. As aulas contarão com momentos teóricos e práticos, com o incentivo para a produção de um curta-metragem pelos participantes. 

Ao fim do curso, haverá uma mostra audiovisual desenvolvida de forma conjunta, exibindo os filmes produzidos na qualificação. Portanto, além dos aspectos técnicos de criação de um filme, os participantes terão a oportunidade de adquirir experiência na construção de uma mostra de filmes. 

Haverá reserva de vagas para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, PCDs e outros grupos sociais prioritários. Para Renata Pyrrho, ministrar esta sexta edição do curso, em um cenário de retomada das artes e cultura no país, é vivenciar um sonho. Sua missão vai além de compartilhar conhecimento, celebra a diferença, inclusão social e acessibilidade na cultura, trazendo luz aos desafios impostos pelos racismos e sexismo na indústria audiovisual, contribuindo para um ambiente mais diversificado, igualitário e representativo.

O curso é uma iniciativa da Pypod Produções, tem a assessoria de comunicação de Joana Mercedes e produção de Auana Câmara. Aprovado no processo de Seleção Pública 024/2023 de apoio financeiro ao audiovisual do município de Natal, realizado pela Secult/Funcarte, Prefeitura Municipal de Natal/RN, através da Lei Paulo Gustavo.

Para mais informações, como metodologia e conteúdo programático, acesse a página de inscrições aqui. Para outras informações ou dúvidas, visite o site de Renata Pyrrho ou entre em contato pelo WhatsApp: (84) 98891-0600.