Foto: Felipe Gabriel

Por Ana Beatriz, Helena Moraes, Lucas Targino e Mariana Gonçalves

O segundo dia de eventos e debates da Semana de Comunicação, sediada no Departamento de Comunicação Social (Decom), ocorreu nesta terça-feira, 26. O evento tem como tema principal “Comunicação e Saúde: Direitos Humanos Fundamentais, Inalienáveis e Indivisíveis”. As atividades foram iniciadas na tarde de ontem e seguem até amanhã, 27.

A segunda mesa de discussão do evento trouxe como temática “Comunicação e Saúde na UFRN”. O evento foi mediado pelo pesquisador do Lais (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde), Maurício Oliveira Júnior, e contou com a presença do professor e pesquisador Juciano Lacerda, e da coordenadora-geral de jornalismo do Diretório Acadêmico Jussara Queiroz (DAJU), entidade estudantil que representa os cursos do Decom.

Abrindo o encontro, Maurício Oliveira frisou a importância da comunicação no diálogo unificado sobre saúde e dentro do Lais, reforçando a necessidade da educação sobre o tema. Segundo o pesquisador, “a comunicação não é vista apenas como um canal ou meio […]. A comunicação é inerente a todo o processo […], funciona como mediadora das relações”.

Foto: Murilo Vinicius

Dando seguimento às discussões, Juciano Lacerda apresentou os diversos projetos realizados pelo Lais, destacando o impacto nacional e internacional do laboratório, com ênfase no status de Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Lais foi o primeiro laboratório da região nordeste do Brasil a se tornar colaborador.

Além disso, o professor ainda explicou com mais detalhes as funções de alguns projetos relatados. O Desenvolvimento tecnológico para auxiliar pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e o ecossistema tecnológico de combate à covid-19, foram destaque. Nesse sentido, a UFRN atuou de diversas formas com o objetivo de evitar a disseminação da doença, ações de profunda relevância à comunidade.

Foto: Felipe Gabriel

A representante do Diretório Acadêmico do Decom, Laura Ravana, fechou a mesa de discussão do segundo dia da Semana de Comunicação. A estudante abordou a importância da comunicação na divulgação de importantes pesquisas e ações da UFRN, como o Ambulatório Trans, O Coletivo Neurodivergente da UFRN e a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN). Laura salientou a necessidade de fazer com que a existência dessas iniciativas ultrapassem os limites da universidade e de pensar a comunicação sob uma perspectiva não comercial. Para a estudante, é preciso “pensar essa comunicação que de fato vai mudar as pessoas, que de fato vai mudar a sociedade”.

Foto: Murilo Vinicius

Em sequência, houve um espaço para troca de ideias entre palestrantes e alunos do departamento, com perguntas e respostas sobre o tema do dia, encerrando o debate da tarde. O dia foi finalizado com a recepção aos calouros do curso de Publicidade e Propaganda. A Semana de Comunicação chega ao fim na quarta-feira, 27, com a realização de oficinas no turno da tarde.