Gil Araújo – Fotec/UFRN

Acontece na quinta-feira (30) e sexta (31) o Jornada em Cena no Natal Shopping, a partir das 19h. O evento é uma iniciativa do projeto Jornada no Bosque, que visa difundir o patrimônio cultural e natural na cidade de Natal, com apoio do projeto Mostra Monstra e da Semana de Comunicação da UFRN. Serão exibidos 12 projetos audiovisuais com temáticas como memórias, afetos e histórias com narrativas em cenários do Rio Grande do Norte. 

A mostra acontece no Natal Shopping (Piso térreo ao lado da CVC)
Foto: Divulgação/Jornada

O Jornada no Bosque é um programa museal desenvolvido pelo Instituto Casadágua, que visa difundir o patrimônio cultural e natural na cidade de Natal e do Brasil por meio da criação de produtos artísticos e pela coordenação de atividades pedagógicas e interativas. O projeto é conduzido por três eixos: a pesquisa sobre a diversidade cultural e biodiversidade, o processo criativo que produz as distintas linguagens que são construídas para a interação do público e a coordenação do eixo arte e tecnologia, natureza e educação que idealiza e promove atividades voltadas para o público visitante como a mostra que promovida esta semana. 

“É algo muito desafiador produzir um evento como esse. A mostra tem como objetivo divulgar projetos audiovisuais potiguares e a expectativa é ver uma sala cheia de pessoas que amam consumir nossa cultura. O propósito do evento também é facilitar o acesso das produções regionais ao público, sem dúvidas vai ser muito gratificante ver as pessoas desfrutando desse projeto tão importante para a cidade”, relata Jair Libanio, graduando em Audiovisual e produtor da mostra, sobre as expectativas da realização do evento. 

Serão exibidos as seguintes obras na mostra: FurtaCor (Dir. Jair Libanio), Angélica e Luciano (Dir. Vitor Silva e Ana Clara Ribeiro), A Menina que nunca viu o mar (Dir. Felipe Santelli), Colchão D’Água (Dir. Lívia Motta), Encruzilhadas do Som (Dir. José Edigar),  Zumbi (Dir. Tiago Sales), Emaranhado (Dir. Cauã Brilhante), Lugar Nenhum (Dir. Camille Silva), Te guardo no bolso da saudade (Dir. Rosy Nascimento), Terra Arrasada (2021 – Dir. Guesc), Todos os dias são quartas-feiras ( Dir. Gabriel Soares), Warao: Tecendo diálogos de igualdade (Dir. Aníbal Cordona, Damião Paz e Fábio de Oliveira). Ainda haverá a premiação com o Prêmio Mãe Terra para o melhor curta-metragem. A votação acontece no segundo dia do evento via formulário.