Projeto Cinéfilo promove hoje e amanhã a exibição de curtas e debates

0
1828
Foto: Divulgação

Por Karla Burgoa

Estimular uma reflexão crítica sobre questões filosóficas e sociais por meio de curtas metragens é o objetivo do projeto Cinéfilo, que promoverá hoje e amanhã (22) a exibição de produções audiovisuais e debates no auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 16h. A inscrição poderá ser feita no local do evento.

Nesta terça-feira, será exibido o curta “Valsa com Bashir” e na quarta-feira, será exibido “Planeta Fantástico”. Os debates contarão com a mediação dos professores Antonino Condorelli e Carmem Rivera Parra, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que buscarão fomentar o questionamento filosófico após a exibição.

O projeto Cinéfilo é uma atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) de Filosofia. Criado em 2017, é organizado pela tutora do PET, professora Gisele Amaral, junto aos bolsistas do programa com o objetivo de estreitar a relação do cinema com a filosofia através de discussões filosóficas a partir dos curtas exibidos.

De acordo com Antônio Matheus, estudante de filosofia e bolsista do PET, o projeto tenta formar espectadores críticos que compreendam os curtas além de seu viés estético. “O propósito é criar um campo de discussão sobre cinema e filosofia. Traçar um horizonte de debate que se articule basicamente entre essas duas áreas e o entorno delas, como psicologia, sociologia, antropologia, filosofia da cultura”, afirma.