Por Leonardo Cassimiro

O Projeto Social “Futuro Campeão” é referência em judô em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Desde 2018, a iniciativa do Dojo Yamainu, localizado no bairro Jardins, vem mudando a vida de crianças e adolescentes, oferecendo aulas a um preço acessível e transmitindo valores essenciais como respeito, disciplina e superação.

Mais que um esporte, um caminho para o aprendizado

Considerado o esporte olímpico mais praticado no Brasil, o judô é reconhecido por seu papel educativo e social. No Dojo Yamainu, a arte marcial vai além das técnicas de luta, ela forma cidadãos conscientes, preparados para desafios dentro e fora do tatame. Crianças e jovens de várias idades participam das aulas, aprendendo não apenas golpes e quedas, mas também autocontrole, coragem, honra e amizade.

O Projeto  prova que esporte e educação caminham lado a lado na construção de um futuro melhor. Do bairro Jardins para toda São Gonçalo do Amarante, a iniciativa é exemplo de como a luta por um sonho pode gerar campeões dentro e fora das competições.

William Júniro, sensei e idealizador do Projeto / Foto: Clara Leão

O idealizador e sensei William Junior conta que a ideia surgiu ao perceber que muitos jovens queriam treinar, mas não tinham condições financeiras. “Foi quando decidi abrir vagas para alunos da rede pública. O objetivo principal é socializar, trazer as crianças para um ambiente saudável e ensinar disciplina, respeito e comprometimento”, explica o professor.

A mãe de João e Laura, Patrícia Regina, relata como o judô mudou o comportamento do filho: “Ele ficou mais disciplinado, parceiro e comprometido. Até ajuda a irmã, especialmente nas épocas de exame de faixa.” 

“os momentos que ficam na minha memória são Minhas primeiras competições, minhas medalhas e, principalmente, quando conheci meus amigos aqui no dojo” – relembra João

Patrícia Regina e seus filhos Laura e João / Foto: Leonardo Cassimiro

Dificuldades e superação

Como em muitos projetos sociais de esporte, a maior dificuldade é a falta de recursos. O sensei conta que o poder público não os ajuda de maneira adequada, e, mesmo atendendo crianças carentes, a equipe que compõe o Projeto busca sempre oferecer o material adequado com condições iguais aos alunos pagantes.

O Projeto convida empresários, empreendedores e pessoas físicas a colaborar, seja adotando um atleta, ajudando com inscrições, comprando um kimono ou fazendo qualquer tipo de doação.

João e seus amigos Paulo e José / Foto: Clara Leão

O Projeto Futuro Campeão está associado à Associação de mesmo nome que compõe a equipe com alunos pagantes e não pagantes. As condições para ter uma bolsa parcial ou completa são:

  • Ser aluno de escola pública
  • Ter entre 11 e 17 anos
  • Ser assíduo nos treinos
  • Manter boas notas e bom comportamento

Para fazer a inscrição, basta entrar em contato pessoalmente com o sensei ou através dos instagrams @futurocampeaoyamainu @associacaofurocampeao